Copa Truck 2023 começa hoje com grid recorde e regras novas
A partir deste ano, a classe principal passa a se chamar Pro, com a Super mantendo as mesmas especificações de sua criação em 2021
A Copa Truck abre hoje (19) a sua sétima temporada, em Goiânia (GO), com o maior grid de sua história -- 30 caminhões -- e mudanças no regulamento. A partir deste ano, a classe principal passa a se chamar Pro, com a Super mantendo as mesmas especificações de sua criação em 2021. Agora, as duas classes passam a operar em separado tanto em treinos como nas dinâmicas de corridas.
Sorocaba continua com dois representantes no grid: Djalma Fogaça -- recuperado do acidente da etapa final de 2022 --, na Pro, e Fábio Fogaça, na Super, pilotam os Mercedes-Benz da FF Motorsport. A Usual Racing, de Laranjal Paulista, contratou o atual campeão, Wellington Cirino. Ele terá Danilo Dirani e o patrono da equipe, Djalma Pivetta, como companheiros nos Iveco do time.
Ontem (18), no treino qualificatório, Felipe Giaffone cravou a pole pela classe Pro com tempo de 1min49s867, 0s423 à frente do companheiro de equipe Beto Monteiro. A Volkswagen ainda dominou o G4 com André Marques e Paulo Salustiano. Djalma Fogaça marcou 1min52seg792 e larga em 13º. Roberval Andrade assustou a todos ao bater forte depois de pegar um espelho d’água após uma chuva torrencial que interrompeu a sessão.
Já na Super, a classificação foi tomada de emoção. Retornando à Copa Truck após um sério problema de saúde que o tirou da última etapa, Jô Augusto emocionou a todos ao abrir a temporada 2023 com a pole position. Com o tempo de 1min52s016, o piloto da Volkswagen superou em 0s030 o Mercedes-Benz de Fábio Fogaça, que fecha a primeira fila. A estreante Bia Figueiredo e Thiago Rizzo aparecem logo a seguir.
A largada da primeira etapa do ano acontece às 11h, com transmissão da Band, SporTV e canais digitais da Copa Truck. (Da Redação)