Timão busca mudar histórico em estreias e jogos fora na Libertadores
São 2.151 dias e contando. Esse é o tempo desde a última vitória do Corinthians fora de casa pela Libertadores. Na ocasião, a equipe goleou o Deportivo Lara, da Venezuela, por 7 a 2. Desde então foram sete partidas, com quatro derrotas e três empates. Esse é o tabu que a equipe precisará superar hoje (6), às 19h, na estreia diante do Liverpool, do Uruguai.
Desde o último triunfo como visitante, o Corinthians trocou diversas vezes de comando, mas não conseguiu sucesso nessa estatística. Em 2020, com Thiago Nunes, foi eliminado após derrota para o Guaraní, do Paraguai, ainda na pré-Libertadores; no ano passado, apesar de chegar às quartas de final com Vítor Pereira, não venceu nenhum dos jogos como visitante -- duas derrotas e três empates. O jejum como visitante perdura por cinco anos.
O Timão ganhou “descanso” forçado após a eliminação no Campeonato Paulista diante do Ituano. As três semanas sem jogos foram usadas para a recuperação dos atletas e para o técnico Fernando Lázaro encontrar a equipe ideal antes da estreia. O clube também realizou um jogo-treino contra o Coritiba, no CT Joaquim Grava, na última semana -- vitória por 2 a 1, com gols de Fausto Vera e Bruno Méndez.
Porém, para enfrentar o oitavo colocado do Campeonato Uruguaio, o Corinthians terá um desfalque importante. Bruno Méndez, titular nas últimas partidas da equipe, já estava fora por ter sido expulso na eliminação diante do Flamengo em 2022. Caetano, reserva imediato, tem um edema no músculo posterior da coxa e nem viajou com o grupo.
Balbuena será o titular
Desfalque contra o Ituano, Renato Augusto deve retornar à equipe titular no Uruguai. Fausto Vera, que desde o início do ano se recupera de lesão no tornozelo, também pode iniciar a partida. No ataque, Chrystian Barletta, principal contratação do Corinthians, vindo do São Bernardo, foi relacionado. Pedro, jovem promessa de 17 anos, também viajou com o grupo.
Campeão em 2012, o Corinthians disputará a 17ª edição da Libertadores de sua história. Além do histórico negativo como visitante, outra marca que incomoda é a da estreia. Desde 2016, o time alvinegro não vence a primeira partida. “Não é fácil. A Libertadores nunca é fácil. Temos que nos impor, fazer um grande jogo, começar bem”, cobrou Cássio, em entrevista coletiva na terça-feira. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
LIVERPOOL-URU X CORINTHIANS
Liverpool-URU - Sebastián Britos; Gastón Martirena, Juan Izquierdo, Gonzalo Pérez, Miguel Samudio; Fabricio Diaz, Marcelo Meli, Lucas Lemos; Luciano Rodríguez, Maicol Cabrera, Alan Medina. Técnico: Jorge Bava
Corinthians - Cássio, Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Roni, Fausto Vera, Giuliano (Adson) e Renato Augusto; Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico: Fernando Lázaro
Árbitro - Andrés Rojas (Colômbia)
Horário - 19h
Local - Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai