Cerca de 500 pilotos abrem, em Sorocaba, o Brasileiro de Motocross

Por Cruzeiro do Sul

Pista foi montada no espaço da antiga Fapis, no km 103 da rodovia João Leme dos Santos

Cidade com reconhecida tradição no esporte a motor, Sorocaba foi a escolhida para receber a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross 2023, maior campeonato de MX da América Latina. Por conta da chuva, a programação de treinos livres que aconteceria ontem (14) foi transferida para hoje (15), das 8h às 14h35. As provas oficiais começam às 15h20 e o pódio do primeiro dia está programado para as 17h15. Amanhã (16), as corridas têm início às 10h.

A pista foi montada no espaço da antiga Feira Agropecuária e Industrial de Sorocaba (Fapis), na rodovia João Leme dos Santos (SP-264). O circuito conta com 1.630 metros, sendo seis curvas para a esquerda e nove para a direita, e um piso de características mistas, detalhe que exige uma boa técnica de pilotagem. Segundo a organização, são mais de 500 competidores das categorias MX1, MX2, MX3, MX2JR, MXJR, 50cc, 65cc, MXF, MX4, MX5 e Nacional.

Realizada pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), a competição é promovida pela empresa Duas Rodas e, além das provas de competição, conta com uma série de atividades paralelas, como shows de música, apresentação de freestyle e espaços customizados para alimentação. “Entendemos que o calendário abrangente promove uma leitura de público e de competidores de diferentes características. Quem ganha com a diversidade é o esporte, que começa a ganhar cada vez mais um espaço maior na sociedade”, explica Firmo Henrique Alves, presidente da CBM.

“Estamos levando às etapas o mesmo conceito que começamos a entregar, em 2019, no Festival Interlagos, onde o visitante consegue ter uma experiência completa com o mundo das duas rodas”, explica. Outro conceito que a promotora está trazendo para a competição é o de colocar o Rodeo Lucky Friends como parceiro responsável pela gastronomia do evento e pela curadoria dos shows musicais, nos estilos country e rock, disse o CEO da revista Duas Rodas.

Ontem, a CBM realizou a ação “Futuros Campeões” com os alunos da Escola Municipal Flávio de Souza Nogueira, com o intuito de apresentar às crianças um pouco do motocross brasileiro.

Ingressos

A etapa tem apoio da Prefeitura de Sorocaba e o primeiro lote de ingressos (cerca de 2 mil no total) será revertido em alimentos não perecíveis para doação à campanha “A Fome não é Fake!”, do Fundo Social de Solidariedade (FSS). Para isso, os munícipes deverão levar 1 quilo de alimento não perecível no posto de coleta, no próprio local do evento. Os demais lotes estão à venda pelo site: https://arena2rodas.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.cbm.esp.br/. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal da Sportbay no YouTube. (Da Redação)