Palmeiras visa bater o Barcelona no Equador para não se complicar
O Palmeiras encerrou abril em alta, com vitória no dérbi, e começa maio com a missão de não se complicar em seu grupo na Libertadores. Hoje (3), às 21h30, tem um duro desafio diante do Barcelona de Guayaquil, no Equador, rival que foi seu algoz no torneio continental em 2017. Como os quatro times do Grupo C -- que tem, ainda, Bolívar e Cerro Porteño -- somam três pontos depois de dois jogos, a terceira rodada começará a desenhar o desfecho da chave que tem o Verdão na lanterna pelos critérios de desempate.
O time de Abel Ferreira joga diante do rival que o eliminou na Libertadores de 2017 incumbido de ganhar no Equador para deslanchar no torneio e não passar sufoco. Nos últimos anos, o Palmeiras se classificou ao mata-mata com muita facilidade, quase sempre liderando a sua chave. Em 2022, avançou com 100% de aproveitamento e como líder geral. Nesta edição, porém, estreou com derrota para o Bolívar e ganhou a duras penas, de virada, do Cerro Porteño no desafio seguinte.
“A gente tem de estar preparado pra tudo”, disse Raphael Veiga, que comemorou com “chororô”, a “la Valdivia”, seu decisivo gol sobre o Corinthians no clássico do último sábado. “Já tive a oportunidade de ir para Guayaquil, é uma viagem longa e será um jogo difícil”. Depois, o Palmeiras terá mais três partidas na fase de grupos, contra Cerro Porteño, dia 25, no Paraguai; Barcelona de Guayaquil, dia 7 de junho, no Allianz Parque; e Bolívar, dia 29 de junho, de novo no Allianz.
O time deve ser o mesmo que começou o dérbi, reforçado por Murilo, que cumpriu suspensão contra Bolívar e Cerro Porteño e deve, enfim, fazer sua estreia na Libertadores 2023. O Barcelona de Guayaquil, onde foi jogada a final da Libertadores de 2022, perdeu apenas um de seus últimos dez jogos em casa na competição -- para o Flamengo, nas semifinais da edição de 2021.
No mesmo horário, o Atlético-MG recebe o Alianza Lima-PER, na Arena Independência, em Belo Horizonte, pelo Grupo H. Mais cedo, às 19h, jogam Internacional x Nacional-URU, no estádio Beira-Rio, pelo Grupo B. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
BARCELONA-EQU X PALMEIRAS
Barcelona-EQU - Burrai; Velasco, Rodríguez, Sosa e Pineida; Corozo, Gaibor, Leonai e Ortiz; Díaz e Fydriszewski. Técnico: Fabián Bustos
Palmeiras - Weverton; Mayke, Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Artur. Técnico: Abel Ferreira
Árbitro - Andrés Rojas (Colômbia)
Horário - 21h30 (de Brasília)
Local - Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil (EQU)