Ramon Menezes anuncia jogadores convocados para amistosos

Vini Jr. teve a sua presença confirmada; dentre os escolhidos, destacam-se, também, Weverton, Raphael Veiga e Rony, todos do Palmeiras

Por Cruzeiro do Sul

O técnico da seleção brasileira, Ramon Menezes, anunciou os jogadores convocados para os amistosos contra Guiné e Senegal

O técnico da seleção brasileira, Ramon Menezes, anunciou neste domingo (28) os jogadores convocados para os amistosos contra Guiné e Senegal, que serão realizados em 17 e 20 de junho, respectivamente. Vinícius Júnior, do Real Madrid, homenageado em campanha antirracismo da entidade e por diversas instituições no mundo, teve sua presença confirmada. Dentre os escolhidos, destacam-se, também, os que atuam no País, novamente em quantidade notável, como Weverton, Raphael Veiga e Rony, todos do Palmeiras.

Além dos integrantes do clube paulista, também foram chamados Ayrton Lucas e Pedro, do Flamengo, e Nino e André, do Fluminense. Desta vez, o treinador optou por uma lista mais parecida com a da Copa do Mundo do Catar junto a algumas estreias antes especuladas, casos de Joelinton, do Newcastle, um pedido antigo dos torcedores, e Vanderson, do Mônaco. Neymar (PSG), que ainda se recupera de uma lesão no tornozelo, ficou de fora.

Técnico terá que "dividir funções" com mundial sub-20 

Ainda sem um treinador definido para o ciclo da próxima Copa do Mundo, o Brasil será mais uma vez comandado interinamente por Ramon Menezes, agora nos amistosos. De momento, ele tem compromissos na Argentina liderando os jovens talentos no Mundial Sub-20, e a CBF preparou um "bate e volta" para ele fazer a convocação.

No último sábado (27), a equipe fechou a participação na fase de grupos contra a Nigéria e ganhou de 2 a 0, garantindo a classificação para o mata-mata na liderança da chave. O adversário nas oitavas será conhecido após a conclusão da terceira rodada, neste domingo (28).

Convocação com menos jogadores de base e de homenagem a Vinícius Júnior


Vinícius Júnior, que já era presença praticamente certa por ser um dos melhores jogadores a nível mundial atualmente, recebeu homenagens da entidade em campanha antirracismo. O atacante foi o centro das atenções na última semana por ataques sofridos em jogos do Campeonato Espanhol e é um dos símbolos da luta pelo fim do preconceito racial no futebol.

A primeira convocação de Ramon como comandante da seleção principal, em março, surpreendeu por trazer jogadores mais jovens e "promoções" do time sub-20. Desta vez, a mescla foi maior e houve o retorno de quatro integrantes do elenco da última Copa do Mundo: Alisson (Liverpool), Danilo (Juventus), Bruno Guimarães (Newcastle) e Pedro, já citado anteriormente.

Atletas do time de base presentes naquela vez, mas que agora ficam de fora são Mycael e Vitor Roque (Athletico-PR), Arthur (América-MG), Robert Renan (Zenit) e Andrey Santos (Vasco). Todos eles, com exceção de Vitor Roque, disputam o Mundial da categoria e, por isso, não poderiam ser chamados.

Outros de gerações mais novas que são cotados para o próximo ciclo de Copa, e que, desta vez, não foram convocados, são João Gomes (Wolverhampton), Emerson Royal (Tottenham) e Antony (Manchester United); o último marcou presença no Mundial do Catar. (Estadão Conteúdo)

Quem Ramon Menezes chamou para a seleção?

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras).
Laterais:
Danilo (Juventus), Vanderson (Mônaco), Alex Telles (Sevilla), Ayrton Lucas (Flamengo).
Zagueiros:
Ibañez (Roma), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Nino (Fluminense).
Volantes:
André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United).
Meias:
Joelinton (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham), Raphael Veiga (Palmeiras).
Atacantes:
Malcom (Zenit), Pedro (Flamengo), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras), Vinícius Júnior (Real Madrid).