Com 15 anos, garoto sorocabano é esperança do futebol de mesa

Menino se interessou pela modalidade ao ler uma reportagem do jornal Cruzeiro do Sul sobre o tema

Por Thaís Marcolino

Pietro Ercolin conheceu o esporte graças ao jornal

Popularmente conhecido como futebol de botão, o futebol de mesa tem ganhado admiradores mais jovens. Em Sorocaba, um deles é o Pietro Ercolin, de apenas 15 anos. Ele tem se destacado no esporte e já pensa em um futuro na modalidade. “Nunca pensei que me tornaria um atleta de futebol de mesa, foi algo que surgiu ‘do nada’ e eu gosto muito. Aqui eu aprendo sobre disciplina, a importância do treinar e não é porque eu jogo não, mas ser botoneiro é incrível, sinto que me relaxa”, disse o garoto.

Ele se interessou pela modalidade ao ler uma reportagem do jornal Cruzeiro do Sul sobre o tema, há cerca de um ano. Procurou onde a equipe amadora treinava e, desde então, não largou mais os botões. “Os achei nas redes sociais, vim numa quarta-feira e me apaixonei de verdade. Até era uma diversão, mas agora ficou sério”, contou.

Mais jovem atleta da categoria de 12 toques -- regra mais difundida no Estado de São Paulo -- da Liga Academia de Futebol de Mesa, que disputa as competições oficiais com o nome do São Bento, o adolescente participa sempre que possível dos torneios e soma rendimentos cada vez melhores ao representar o time sorocabano. Como não há outros jovens na modalidade, Pietro pode se tornar uma inspiração para os demais. “Saber que posso servir de exemplo para outras pessoas da minha idade é legal, mas quero viver um dia de cada vez, melhorar meu desempenho e prática ainda mais antes de tudo”. complementou.

“É um orgulho ter o Pietro junto a nós, aprendendo toda a estratégia e o esporte, até porque, muitas crianças não se importam com a modalidade ou outros tipos de esporte e acabam ficando mais no vídeo-game. Aqui o nosso propósito é deixar um legado e é muito legal ter o Pietro como incentivador para os mais jovens também”, explicou Alexandre Padilha -- mais conhecido como Casão --, botonista da categoria adulta.

Os interessados, como Pietro, em conhecer a modalidade e começar a praticá-la podem entrar em contato com a Liga Academia pelo Instagram: @liga_academia_futebol_mesa. O perfil da equipe federada do São Bento é: @sao_bento_futebol_de_mesa. Os times treinam semanalmente na Arena Paulistano, que fica na rua Guaianazes, nº 615. (Thaís Marcolino)