Corinthians escala time misto hoje contra o Universitario, no Peru
Após classificação nos pênaltis diante do América-MG na Copa do Brasil, o Corinthians volta suas atenções para a Copa Sul-Americana, novamente com um time misto. Vanderlei Luxemburgo já havia afirmado que não utilizaria seus titulares na competição. Nos playoffs, a equipe derrotou o Universitario por 1 a 0 na partida de ida, e hoje (18), às 21h30, joga no Peru para garantir a classificação às oitavas de final e pode conquistar sua maior sequência de vitórias desde março de 2021.
A Sul-Americana não está entre as prioridades do Corinthians na temporada. Muito por causa disso, Luxemburgo utilizou recém-promovidos das categorias de base na partida de ida. O mesmo acontecerá hoje. Um empate garante o time alvinegro na próxima fase para encarar o Newell’s Old Boys; caso perca por um gol de diferença, a decisão se dará nas penalidades máximas.
Róger Guedes é o único dos titulares que viajará ao Peru. O camisa 10 está suspenso no Campeonato Brasileiro e será o capitão da equipe, na ausência de Cássio.
Apesar dessa escalação alternativa, o Corinthians tem um recorde a ser atingido: a maior sequência de vitórias da equipe em dois anos. Com três vitórias seguidas -- Atlético-MG (Campeonato Brasileiro), Universitario (Copa Sul-Americana) e América-MG (Copa do Brasil) --, o time alvinegro igualará a marca de 2021, quando ainda era comandado por Vágner Mancini, em caso de novo triunfo.
A viagem do Corinthians é marcada por apreensão pela crise sanitária no Peru provocada pela síndrome de Guillain-Barré -- “distúrbio pelo qual o sistema imunitário do próprio corpo ataca parte do sistema nervoso periférico”, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na última semana, Luxemburgo disse estar preocupado com o jogo em Lima pois considera a viagem um risco à saúde do elenco e aos demais profissionais corintianos. Em resposta, o governo peruano afirmou não haver motivos para preocupação por meio de nota oficial.
Mais cedo, às 19h, o América-MG busca a virada no segundo jogo contra o Colo Colo-CHI, no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG). (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
UNIVERSITARIO-PER x CORINTHIANS
Corinthians - Carlos Miguel; Rafael Ramos, Bruno Méndez, Caetano e Matheus Bidu; Roni, Giuliano, Ruan Oliveira e Adson (Matheus Araújo); Róger Guedes e Felipe Augusto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Universitario-PER - Diego Romero; Aldo Corzo, Di Benedetto e Marco Saravia; Ureña; Andy Polo, Nelson Cabanillas, Jorge Murrugarra e Horacio Calcaterra; Luis Urruti e Emanuel Herrera. Técnico: Jorge Fossati
Árbitro - Wilmar Roldan (COL)
Horário - 21h30
Local - Estádio Monumental “U”, em Lima, Peru