Iperó e órgãos federais terão ponto facultativo

Bola vai rolar a partir de amanhã (20), na Austrália e na Nova Zelândia, e o Brasil estreia na segunda-feira (24)

Por Cruzeiro do Sul

Seleção brasileira de futebol feminino

A Prefeitura de Iperó, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), publicou ontem (18) decreto de ponto facultativo nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina da Fifa 2023, com previsão de expediente diferenciado em repartições municipais em tais dias. A bola vai rolar a partir de amanhã (20), na Austrália e na Nova Zelândia, e o Brasil estreia na segunda-feira (24), contra o Panamá. A final está marcada para o dia 20 de agosto.

De acordo com o decreto municipal nº 2.440/2023, o expediente das repartições públicas iniciará às 10h30 no dia 24 de julho; e às 9h30, nos dias 29 de julho de 2 de agosto. Havendo classificação da seleção brasileira para as fases seguintes, o expediente será iniciado uma hora após o término da partida. Essas medidas não se aplicam às repartições públicas que executam serviços essenciais e de funcionamento ininterrupto.

Nas autarquias federais, a portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos que estabelece orientações relativas ao assunto também foi publicada ontem. Ela oficializa a adoção do ponto facultativo a servidores federais quando houver partidas e estabelece orientações a órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários poderão se ausentar e cheguar ao trabalho em até duas horas depois do fim dos jogos. Nos dias em que os jogos se realizarem até às 7h30, o expediente se iniciará às 11h. Nos dias em que os jogos forem às 8h, o a jornada começará às 12h. A compensação das horas não trabalhadas será no período de 1º de agosto a 29 de dezembro de 2023.

É a primeira vez que será implementado o ponto facultativo durante o campeonato feminino. Essa prática normalmente é adotada em dias de jogos da seleção masculina.

Nycole é cortada

A atacante Nycole foi cortada no fim da noite de anteontem (17) do grupo de jogadoras convocadas para a Copa do Mundo Feminina por causa de uma lesão no tornozelo esquerdo. A meio-campista Angelina, que fazia parte da lista de suplentes e já estava com a delegação na Austrália, foi incluída no grupo de 23 jogadoras que disputará o Mundial.

Nycole lutou contra o tempo para se recuperar de uma lesão no tornozelo direito, que aconteceu no jogo contra o Chile, último amistoso antes da viagem da delegação para a Austrália, mas na última semana, em jogo-treino da seleção brasileira, voltou a sofrer uma lesão, agora no pé esquerdo, e acabou vetada.

A seleção brasileira desembarcou ontem (18) em Brisbane, cidade que será a sede da equipe na primeira fase da competição. (Da Redação, com Agência Brasil)