Filipinas surpreende e Noruega empata
A madrugada de ontem (25) ficou marcada por resultados inesperados na Copa do Mundo Feminina, disputada na Austrália e na Nova Zelândia. Pela primeira vez na história, a equipe de Filipinas ganhou uma partida. A vitória, por 1 a 0 no Grupo A, foi sofrida. O favoritismo era todo da Nova Zelândia. Jogando em casa e com o estádio cheio, as anfitriãs buscavam repetir o feito do primeiro jogo, quando bateram a favorita Noruega, para encaminhar a classificação para as oitavas de final.
Apesar da pressão inicial, o confronto rapidamente mudou quando a meia Sarina Bolden subiu mais do que todas as outras jogadoras e cabeceou a bola para a meta adversária, anotando o primeiro gol filipino da história do torneio. Na segunda etapa, a Nova Zelândia até conseguiu marcar um gol, anulado pelo VAR. Nos minutos finais, a goleira filipina McDaniel fez ótima defesa e garantiu os três pontos.
Com o resultado, o Grupo A se embolou. A Suíça, líder, tem quatro pontos, seguida por Nova Zelândia e Filipinas, ambas com três. A Noruega, considerada grande favorita antes do início da competição, amarga a lanterna, com apenas um ponto.
Momentos antes do início da partida entre Noruega e Suíça, também pelo Grupo A, a craque norueguesa Ada Hegerberg pediu para ser substituída após sentir dores na virilha. Mesmo com um volume de jogo maior, a Noruega foi incapaz de superar a defesa suíça e amargou um 0 a 0 que a colocou em situação delicada na fase de grupos da Copa. A goleira suíça, Thalmann, fechou o gol e garantiu o empate.
Os jogos de hoje (26) são: Japão x Costa Rica, às 2h e Espanha x Zâmbia, às 4h30, pelo Grupo C; e Canadá x Irlanda, às 9h, pelo Grupo B. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)