Brasil busca vitória inédita contra a França no futebol feminino
O Brasil jamais venceu uma partida contra a França no futebol feminino. Ao longo dos últimos 20 anos, as duas seleções já se enfrentaram onze vezes, duas em Copa do Mundo, e a vantagem francesa é gigantesca. São cinco vitórias e seis empates. Elas, inclusive, foram responsáveis pela última eliminação brasileira em um Mundial, quando bateram o time de Marta na prorrogação durante as oitavas de final do torneio, em 2019. O cenário para o Brasil, no entanto, nunca pareceu tão positivo quanto o de hoje (29), às 7h, no Estádio de Brisbane, na Austrália, em partida válida pelo Grupo F da Copa do Mundo Feminina.
Apesar de um bom elenco, a recente fase da equipe francesa não é das melhores: empatou sem gols com a Jamaica na primeira rodada, e se recupera de uma crise iniciada há cerca de cinco meses, quando a capitã Wendie Renard e as atacantes Kadidiatou Diani e Marie-Antoinette Katoto se desentenderam com a então técnica, Corinne Deacon. Ela foi trocada por Hervé Renard. O desfalque, hoje, é justamente Wendie Renard, com uma lesão na panturrilha.
Já a seleção brasileira vem da goleada por 4 a 0 sobre o Panamá. Marta, que Pia Sundhage garantiu estar “100% pronta” para o torneio, deve começar no banco mais uma vez e é possível que Geyse assuma a titularidade no lugar de Bia Zaneratto. A zagueira votorantinense Lauren é opção para uma formação com três zagueiras.
“Quanto mais você joga contra um time como a França, mais você fica perto da vitória. É questão de tempo, temos chances. E sobre a força, se compara 2019 com hoje, é diferente. Ganharam confiança, falam que é possível. Esse é o momento para jogar um grande futebol e ganhar o jogo”, declarou a técnica brasileira. Para avançar antecipadamente às oitavas de final, a seleção brasileira precisa vencer a França e torcer para que o Panamá não derrote a Jamaica. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
FRANÇA X BRASIL
França - Magnin; Lakrar, Renard, Cascarino, Karchaoui, Toletti, Geyoro, Matéo, Majri, Diani e Le Sommer. Técnico: Hervé Renard
Brasil - Letícia; Antonia, Kathellen, Rafaelle e Tamires; Luana Bertolucci, Ary Borges, Kerolin e Adriana; Debinha e Geyse. Técnica: Pia Sundhage
Árbitra - Kate Jacewicz (AUS)
Horário - 7h
Local - Estádio de Brisbane, na Austrália