Japão goleia a Espanha e ambos avançam

Por Cruzeiro do Sul

Japonesas fizeram melhor campanha no Grupo C

O Japão goleou a Espanha por 4 a 0 na madrugada de ontem (31), no estádio Wellington Regional, na Nova Zelândia, para fechar a primeira fase da Copa do Mundo de futebol feminino como primeiro colocado do Grupo C com 100% de aproveitamento. Mesmo com o revés as espanholas avançaram como vice-líderes da chave, com seis pontos. Agora, a equipe nipônica medirá forças nas oitavas de final com a Noruega, segunda colocada do Grupo A. Já a Espanha pega, na próxima fase, a Suíça.

Na outra partida do Grupo C, Zâmbia fez história ao derrotar a Costa Rica por 3 a 1 e alcançar sua primeira vitória em uma edição de Mundial feminino. Na partida disputada no estádio Waikato, na Nova Zelândia, as africanas triunfaram com gols de Lushomo Mweemba, Barbra Banda e Racheal Kundananji e ficaram na terceira posição da chave, com três pontos. Já as costa-riquenhas descontaram com Melissa Herrera e terminaram a competição sem ponto algum.

Em Melbourne, pelo Grupo B, o que se desenhava como um duelo equilibrado virou um passeio que terminou com goleada por 4 a 0 da Austrália sobre o Canadá, que se classificou em primeiro lugar, com seis pontos. O Canadá, campeão olímpico dois anos atrás nos Jogos de Tóquio, se despede ainda na primeira fase, com quatro. A Nigéria, com cinco pontos, garantiu a segunda vaga da chave.

O Grupo A da Copa do Mundo Feminina foi o primeiro a ser concluído, no domingo (30). A surpresa maior foi a classificação da Noruega, que ainda não havia marcado nos jogos anteriores. As norueguesas entram em campo na lanterna da chave, aplicaram 6 a 0 nas Filipinas, em Auckland (Nova Zelândia) e avançaram na segunda posição, com quatro pontos. No saldo de gols (cinco contra zero), as norueguesas deixaram de fora as co-anfitriãs neozelandesas, que terminaram com a mesma pontuação ao empatarem sem gols com a Suíça, diante da torcida local no estádio de Dunedin.

Pelo Grupo H, de onde saem os adversários da chave do Brasil nas oitavas de final, a Colômbia bateu a Alemanha -- uma das favoritas ao título -- por 2 a 1, na Austrália, assumiu a liderança e se colocou em posição favorável para avançar em primeiro lugar na chave. A Colômbia tem seis pontos, enquanto a equipe europeia tem três. Marrocos venceu a Coreia do Sul por 1 a 0.

Confira os jogos de hoje: Vietnã x Holanda e Portugal x Estados Unidos, às 4h, pelo Grupo D; China x Inglaterra e Haiti x Dinamarca, às 8h, pelo Grupo E. (Da Redação, com Agência Brasil)