Basquete de Sorocaba tem encontro de ídolos

Entre os nomes de destaque, Benedicto Cícero Tortelli - popularmente conhecido como "Paulista" - e as ex-atletas Norminha, Isabel Negretti e Ritinha

Por Beatriz Falcão

Geração do Basquete

Representantes das mais diversas gerações do basquete sorocabano reuniram-se no último sábado (29), no Ipanema Clube, para recordar e confraternizar seus feitos no esporte. “É um momento muito gostoso que nós fazemos para relembrar, e faz tempo que não nos encontramos”, conta o organizador e ex-atleta Márcio Bornia. “E todos são jogadores ‘raiz’, ou seja, nasceram em Sorocaba e representaram a cidade em grandes competições. Para nós isso era muito importante na época, porque tínhamos a possibilidade de levar o nome de Sorocaba para todo Brasil”.

Entre os nomes de destaque, Benedicto Cícero Tortelli - popularmente conhecido como “Paulista” - e as ex-atletas Norminha, Isabel Negretti e Ritinha, capitã da seleção brasileira de 1964, que levantou a taça do 4º Mundial de Basquete Feminino, em Lima, no Peru, e detém o título de campeã sul-americana no Chile, em 1968.

O evento, com 110 convidados, contou com a distribuição de camisetas e um amistoso entre as gerações mais novas, e foi finalizado com um almoço. Bornia adiantou, entusiasmado, os planos de realizar essa confraternização mais vezes e, quem sabe, abri-la para o público.

O basquete é uma das modalidades esportivas mais tradicionais de Sorocaba. Liga Sorocabana de Basquete (LSB), no masculino; Pró-Esporte, no feminino; e o Sorocaba Basquete, na base, representam a cidade nas competições oficiais. (Beatriz Falcão -- programa de estágio)