Santos reencontra torcida na Vila após 4 jogos de punição
A punição inicial previa oito jogos como mandante disputados a 150 quilômetros da Vila
O Santos encontrará um cenário menos melancólico na Vila Belmiro ao duelar com o Grêmio, pela 20ª rodada do Brasileirão, a partir das 16h de hoje (20). Embora ainda esteja afundado em uma crise sombria, espera uma atmosfera positiva vinda das arquibancadas, que voltarão a receber torcedores após dois meses de jogos com portões fechados no campeonato nacional, punição aplicada ao clube em razão da confusão registrada em clássico com o Corinthians, no dia 21 de junho, pela 10ª rodada do Brasileirão.
A punição inicial previa oito jogos como mandante disputados a 150 quilômetros da Vila, mas foi revertida para cinco partidas com portões fechados no estádio e, após nova decisão do STJD, para apenas quatro. Nos quatro jogos sem torcida no Brasileirão, venceu apenas o Goiás, perdeu para o Flamengo e empatou com Botafogo e Athletico-PR.
Antes da punição, contudo, o desempenho santista em casa já era ruim, assim como fora. A última vitória na Vila com presença da torcida foi no dia 10 de maio, sobre o Bahia, por 3 a 0, na sexta rodada da competição nacional. Até por isso, o estádio vinha sendo tomado por uma atmosfera hostil, que atingiu seu ápice no jogo contra o Corinthians.
O contexto do reencontro com a torcida é péssimo. O time santista vem de uma goleada por 4 a 0 sofrida diante do Bahia, no final de semana passado, e venceu apenas um dos 18 últimos jogos que disputou na temporada. No momento, vive uma sequência de quatro jogos sem vencer, e está na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 18 pontos, muito distante do Grêmio, que tem 33 e briga dentro do G4.
Para encarar os gremistas, o técnico Diego Aguirre, caminhando apenas para seu segundo jogo sob o comando santista, deve contar com o retorno de Marcos Leonardo, que voltou a treinar na última terça-feira. Com uma proposta da Roma em mãos, o atacante de 20 anos se ausentou dos treinamentos da semana anterior e não enfrentou o Bahia.
Convocado na sexta-feira para a seleção pré-olímpica, ele manifestou o desejo de se transferir para o time italiano na atual janela de transferências da Europa, mas o Santos só aceita liberá-lo no final do ano. A situação causou desconforto interno. Além de Marcos Leonardo, também estarão de volta o goleiro João Paulo, o atacante Mendoza e o meia Lucas Lima, trio que cumpriu suspensão na rodada passada. O volante Tomás Rincón, ex-Sampdoria e anunciado nesta semana, apareceu no BID e está liberado para estrear.
O Grêmio, por sua vez, chegará à Vila Belmiro sem o astro Luis Suárez e o volante Mathías Villasanti, ambos suspensos. (Estadão Conteúdo)
SANTOS X GRÊMIO
Santos - João Paulo; João Lucas, João Basso, Joaquim e Dodô; Dodi, Rodrigo Fernández, Jean Lucas e Lucas Lima; Mendoza e Marcos Leonardo (Julio Furch). Técnico: Diego Aguirre
Grêmio - Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Pepê, Carballo e Cristaldo; Bittelo, João Pedro Galvão e Ferreira. Técnico: Renato Gaúcho
Árbitro - Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa-MG)
Horário - 16h
Local- Vila Belmiro, em Santos