Campeonato Brasileiro
Antes da Sula, Corinthians pega o Botafogo pelo Brasileirão
O ano do Corinthians se divide entre a luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro e as semifinais da Copa Sul-Americana, contra o Fortaleza. O título na competição continental garante a equipe na Copa do Brasil e Libertadores em 2024. Hoje (22), o time de Luxemburgo terá mais um desafio, antes da partida de ida da Sula: recebe o Botafogo, líder do Brasileirão, na Neo Química Arena. Além disso, defende invencibilidade contra o rival carioca em partidas realizadas no Estado, que já dura dez anos: são oito jogos (sete na Neo Química Arena e um no Pacaembu), com cinco vitórias corintianas e três empates.
Em 14º no Brasileirão, a apenas três pontos do Santos, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento, o Corinthians tenta fazer valer, além do retrospecto recente, do mau momento do Botafogo na temporada para garantir a vitória diante de sua torcida. Com Bruno Lage no comando, o adversário está há três jogos sem ganhar (dois pelo Brasileirão e um na Sul-Americana, em eliminação para o Defensa y Justicia).
Vanderlei Luxemburgo tem uma nova chance para manter seu emprego. O Timão vem de empate por 4 a 4 com o Grêmio, mas continua pressionado pela torcida, que o vaiou antes do duelo com a equipe gaúcha. “Temos de ganhar. Para buscar as vitórias, vamos ter de nos expor. Vamos sofrer, mas temos de ficar mais tempo com a posse de bola, mastigar mais a bola.”
O Corinthians chega ao duelo sem vencer há cinco jogos na temporada. O retrospecto de Luxemburgo é de 13 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. A tendência é que ele poupe alguns jogadores, como Renato Augusto e Fagner, recuperados de lesão, preservados com foco na partida de ida das semifinais da Copa Sul-Americana, terça-feira (26), em Itaquera, contra o Fortaleza. Bruno Méndez, que ainda não renovou seu vínculo com o clube, substituirá o lateral no lado direito do campo. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)
CORINTHIANS X BOTAFOGO
Corinthians - Cássio, Bruno Méndez, Lucas Veríssimo, Gil e Matheus Bidu; Gabriel Moscardo, Maycon, Giuliano e Matías Rojas (Ruan Oliveira); Wesley (Pedro) e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Botafogo - Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Segovia), Tiquinho Soares e Victor Sá. Técnico: Bruno Lage
Árbitro - Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa/MG)
Horário - 20h
Local - Neo Química Arena, em São Paulo