Na reestreia de Vinícius Júnior, Brasil enfrenta a Venezuela em Cuiabá

Por Cruzeiro do Sul

Atacante do Real Madrid substitui Raphinha, lesionado

A seleção brasileira encara hoje (12) seu terceiro desafio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 diante da modesta Venezuela, às 21h30, na Arena Pantanal, em Cuiabá. A grande expectativa gira em torno da “estreia” de Vinícius Júnior sob o comando do técnico Fernando Diniz. Na Data Fifa anterior, o craque brasileiro não pôde atuar por estar contundido. Agora, os torcedores poderão acompanhar um modelo ofensivo próximo do que o comandante do Fluminense enxerga como ideal para a seleção.

Em comparação com as vitórias sobre Bolívia (5 a 1) e Peru (1 a 0), a seleção terá em seu time titular apenas duas alterações, com as entradas do atacante Vinícius Júnior e do lateral-esquerdo Guilherme Arana nos lugares de Raphinha e Renan Lodi, respectivamente. Ambos, lesionados, não podem servir a equipe de Diniz nos compromissos com a Venezuela e o Uruguai. Apesar das críticas e falta de gols, Richarlison deve ser mantido como centroavante da equipe.

Um dos papeis de destaque nessa “Era Diniz” ficará a cargo do volante Casemiro. Um dos mais experientes do elenco, com 31 anos, o volante do Manchester United não esconde a satisfação pelo prestígio que possui na seleção junto ao novo treinador. Nesse período, ele terá como principal função construir as jogadas do Brasil e organizar a equipe em campo, não se restringindo aos aspectos defensivos, aos quais sua posição costuma estar intimamente vinculada.

“O Diniz quer a bola sempre no meu pé para comandar o jogo e ditar o ritmo da equipe. Determinar quando iremos para frente e quando é necessário voltar. No futebol existem princípios e eles são os mesmos. Tem a adaptação ao treinador, mas uma das coisas que eu gostei neste trabalho é de que a bola passe sempre por mim em campo”, afirmou o volante.

Ao lado da Argentina, o Brasil lidera as Eliminatórias, com seis pontos. “O Brasil é sempre favorito para se classificar nas Eliminatórias, mas isso não determina que vamos classificar. Precisamos respeitar os rivais e sabemos que vamos ter um jogo truncado e entendemos que a Venezuela tem suas qualidades. Queremos fazer sempre o melhor. Por aqui, o pensamento é jogo a jogo”, disse Casemiro.

A missão para ir ao Mundial dos Estados Unidos, México e Canadá é mais tranquila do que nas últimas ocasiões. Seis das dez seleções sul-americanas se classificam diretamente, enquanto o sétimo colocado disputará a repescagem. (Da Redação, com Estadão Conteudo)

BRASIL X VENEZUELA

Brasil - Éderson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Vinícius Júnior, Rodrygo e Richarlison. Técnico: Fernando Diniz

Venezuela - Rafael Romo; Alexander González, Yordan Osorio, Wilker Ángel e Miguel Navarro; Samuel Sosa, Yangel Herrera e José Martínez; Yeferson Soteldo, Josef Martínez e Salomón Rondón Técnico: Fernando Batista

Árbitro - Kevin Ortega (PER)

Horário - 21h30

Local - Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)

 

JOGOS DA 3ª RODADA

Hoje -- 12/10
17h30 - Colômbia x Uruguai
20h00 - Bolívia x Equador
20h00 - Argentina x Paraguai
21h00 - Chile x Peru
21h30 - Brasil x Venezuela