Corinthians inicia reformulação; quatro ‘veteranos’ vão embora
A tão prometida reformulação no elenco do Corinthians após vexame em 2023 já começou. Renato Augusto, Gil, Giuliano e Cantillo não vão permanecer no Parque São Jorge. A informação foi divulgada pelo GE e confirmada pelo Estadão. O novo presidente Augusto Melo pretende contratar mais de 10 nomes para 2024 após ver a equipe lutando contra o rebaixamento.
Os problemas físicos pesaram para Renato Augusto no ano. Ele atuou somente 44 vezes, anotando cinco gols e dando 10 assistências. Mas sai como ídolo e com muitos lamentando sua dispensa, podendo pintar no Fluminense -- já que Fernando Diniz é admirador de seu futebol.
Giuliano já tinha até falado em tom de despedida, ciente que o clube passaria por reformulação. Gil -- cotado pelo Atlético-GO -- até toparia reduzir o salário por uma aposentadoria no clube. Mas a bronca da torcida com os veteranos acabou custando caro.
O técnico Mano Menezes disse que só trataria das mudanças no elenco após o Brasileirão. Mas ele não teria peso sobre o fico ou não dos atuais jogadores. O presidente eleito Augusto Melo anunciou que a decisão seria totalmente dele.
Mais jogadores têm o contrato se encerrando no dia 31 de dezembro e podem também se despedir em breve. Fábio Santos anunciou a aposentadoria, enquanto o colombiano Cantillo já vinha encostado. Bruno Méndez também deve sair após pedir R$ 700 mil para renovar.
O volante Maycon pode ser devolvido para o futebol ucraniano (Shakthar), enquanto Ruan Oliveira e Gustavo Silva só permanecem porque estão machucados -- o meia rompeu os ligamentos do joelho direito diante do Coritiba. Fagner tem contrato até dezembro de 2024, mas terminou o ano em baixa e com questionamentos sobre o físico. Seu reserva, o português Rafael Ramos, ainda tem contrato por mais seis meses, mas também pode ser dispensado, pois vive machucado e quase nunca jogando. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)