Várzea teve estrelas e muitos gols em 2023

Por Cruzeiro do Sul

Jailson, ex-goleiro do Palmeiras, foi atração no Veterano

O futebol de várzea de Sorocaba é um dos mais tradicionais do Brasil e os campeonatos municipais movimentaram os gramados durante todo o ano de 2023, principalmente aos fins de semana. Juntos, os sete torneios organizados pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) realizaram 688 jogos ao longo da temporada.

A principal atração do ano foi Jailson, ex-goleiro do Palmeiras, que defendeu o Enquadros no Supercampeonato Veterano. Outros jogadores conhecidos já passaram pelos clubes da cidade, como o também ex-goleiro palmeirense Sérgio; Alê, ex-volante do São Paulo; e o tetracampeão mundial Viola. A contratação de atletas, conforme a Sequav, movimenta a maior parte dos R$ 20 milhões ao ano que os clubes investem.

Os torneios movimentaram 235 clubes, 5.805 atletas e mais 661 pessoas integrantes da comissão técnica dos times. 2.495 gols foram marcados na Taça Cidade de Sorocaba (1ª Divisão), Taça Palácio dos Tropeiros (2ª Divisão), Taça Baltazar Fernandes (3ª Divisão), Taça Manchester Paulista (4ª Divisão), Supercampeonato de Veteranos (Taça Ouro, Taça Prata e Taça Bronze), Taça Brigadeiro Tobias (Sub-17) e Campeonato de Menores (Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-15 Fem).

“Sorocaba é uma das poucas cidades que realiza futebol varzeano dessa forma, com recursos públicos, que movimentam os campos da cidade, semanalmente. É um trabalho intenso e gratificante, que a minha equipe realiza com bastante empenho e competência”, destaca o secretário de Esporte e Qualidade de Vida, Vitor Hugo Tavares.

As competições são organizadas pela Divisão de Competições Esportivas da Sequav e seguem o Regulamento Geral dos Campeonatos Municipais de Futebol (RGCMF), aprovado pela Lei Municipal nº 8.474/2008, que também trata do Código de Justiça Desportiva do Município de Sorocaba (CJDMS). Esse regulamento traz um conjunto de disposições normativas gerais destinadas a disciplinar todas as competições desta modalidade, organizadas e dirigidas pela Sequav, em concomitância com os regulamentos técnicos anuais específicos de cada evento. (Da Redação)