São Paulo conquista, finalmente, sua primeira vitória na história da arena corintiana: 2 a 1
O São Paulo aproveitou a oportunidade de enfrentar um Corinthians desorientado e conquistou sua primeira vitória sobre o rival na Neo Química Arena, após quase dez anos de espera. A quebra do tabu veio graças a gols de Calleri e Luiz Gustavo, responsáveis pelo triunfo de 2 a 1 em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Irritada com o momento do clube, parte da torcida corintiana quebrou o pacto de apoio incondicional ao time para vaiar o atacante Yuri Alberto no momento em que ele foi substituído.
O primeiro Majestoso no estádio alvinegro foi em setembro de 2014, uma vitória por 3 a 2 dos donos da casa. Depois disso, foram mais 17 jogos -- 10 vitórias corintianas e sete empates. O resultado histórico deixa o São Paulo na liderança do Grupo D, com 10 pontos, e o Corinthians com apenas 3 pontos no Grupo C, sob risco de perder a segunda colocação.
Sem muitas opções, Mano escalou o Corinthians praticamente da mesma forma que na alarmante derrota por 1 a 0 para o São Bernardo, jogo em que teve um homem a mais desde os 13 minutos. O que mudou foi a volta de Romero ao time titular no lugar de Wesley e a troca de Diego Palácios, lesionado em sua estreia, por Hugo. No banco, a predominância era de garotos.
Do outro lado, Carpini não quis saber de poupar para a Supercopa do Brasil, marcada para domingo, contra o também rival Palmeiras. Mandou os titulares a campo e viu os jogadores sofrerem um pouco nos primeiros minutos.
O time tricolor foi mais perigoso nas vezes em que chegou e abriu o placar na segunda oportunidade criada. Um belo lançamento de Wellington Rato morreu no pé de Calleri, que avançou em direção à área, segurou Félix Torres no corpo e venceu Cássio, aos 19 minutos.
O Corinthians mostrou força para reagir, mas faltou organização. A resposta ensaiada pelo time de Mano Menezes perdeu força nos minutos finais antes do intervalo, quando Caetano foi expulso por atingir Luciano com o braço, após o árbitros Vinícius Gonçalves Dias de Araújo revisar o lance no monitor.
Na volta do intervalo, o São Paulo mostrou eficiência para aproveitar a superioridade numérica. Aos 5 minutos, Wellington Rato deu mais uma assistência, dessa vez em cobrança de escanteio, para Luiz Gustavo completar de cabeça para a rede defendida por Cássio.
Restou a Mano apostar nos jovens que estavam no banco. Ele lançou ao gramado os campeões da Copinha: Ryan, Kayke e Arthur Sousa. Foi Arthur, responsável por um hat-trick na semifinal da Copinha, que devolveu as esperanças aos donos do casa, pois marcou um belo gol aos 45 minutos do segundo. Mas já era tarde demais. (Estadão Conteúdo)
CORINTHIANS 1 X 2 SÃO PAULO
Corinthians - Cássio; Fagner, Félix Torres, Caetano e Hugo; Raniele (Arthur Sousa), Fausto Vera (Raul Gustavo), Maycon e Matías Rojas (Wesley); Romero (Kayke) e Yuri Alberto (Ryan). Técnico: Mano Menezes
São Paulo - Rafael; Rafinha (João Moreira), Diego Costa, Arboleda e Welington; Pablo Maia, Alisson (Luiz Gustavo), Wellington Rato (Nikão) e Lucas Moura (Galoppo); Luciano (Ferreira) e Calleri. Técnico: Thiago Carpini
Gols - Calleri, aos 19 minutos do primeiro tempo. Luiz Gustavo, aos cinco, e Arthur Sousa, aos 45 minutos do segundo tempo
Árbitro - Vinícius Gonçalves Dias de Araújo
Cartões Amarelos - Romero, Alisson, Welington, Raul Gustavo e Calleri
Cartão Vermelho - Caetano
Renda - R$ 2.488.558,50
Público - 43.481 pessoas
Local - Neo Química Arena