Corinthians e Santos se enfrentam hoje em situação oposta à de 2023

Por Cruzeiro do Sul

No ano passado, Peixe caiu e Timão escapou no Brasileiro

Corinthians e Santos brigaram contra o rebaixamento no Brasileirão do ano passado, e só os corintianos conseguiram se salvar, mas os primeiros momentos da atual temporada indicam que os santistas tiveram mais felicidade no processo de reconstrução. Revigorado após o trauma de cair de divisão pela primeira vez, o Peixe é dono da melhor campanha do Paulistão e vai receber o rival em crise na Vila Belmiro, às 19h30 de hoje (7), pela sexta rodada do Estadual.

O Timão chega à Vila sem treinador, já que Mano Menezes foi demitido anteontem (5), após quatro derrotas seguidas -- o que não acontecia desde 2018, com Jair Ventura. O péssimo desempenho levou os corintianos à última colocação do Grupo C e à zona de rebaixamento, com apenas três pontos. O Santos é o único com 12 pontos, na liderança do Grupo A. Auxiliar fixo do clube, Thiago Kosloski estará no banco de reservas e caberá a ele tentar amenizar a pressão intensa colocada sobre os jogadores. Ontem (6) a diretoria do clube teve uma reunião com membros de torcidas organizadas para “conversas sobre o momento do time de futebol masculino”, conforme informado em nota oficial.

Depois de uma avalanche de notícias ruins, o torcedor corintiano recebeu com alívio a informação de que o meia Rodrigo Garro, principal reforço desta temporada, teve o nome publicado no BID, em ato final do longo imbróglio com o Talleres, da Argentina. O jogador de 26 anos foi apresentado oficialmente e está disponível para estrear. “Foi algo inconveniente e um mal entendido entre os clubes, algo que prejudicou o jogador. No caso, eu. O Corinthians pagou o que tinha que pagar, foi um inconveniente que aconteceu na Argentina”, disse. “Sempre pensava na próxima partida, em estar regularizado e poder jogar, assim se passaram 35 dias”.

Já o Santos lamenta ainda não ter Giuliano à disposição. O meio-campista, que vestia a camisa corintiana até o final do ano passado, lesionou a panturrilha esquerda na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, único revés santista até aqui nesta temporada. Antes de se machucar, ele vinha sendo um dos principais jogadores do Santos e tem dois gols e uma assistência. O meia não vai reencontrar seu antigo time, mas o zagueiro Gil, seu atual companheiro, viverá a experiência. O defensor também deixou o Parque São Jorge no fim de 2023, “chutado” pela gestão Augusto Melo.

O técnico Fábio Carille tem apostado em Cazares como organizador e acredita que ele ainda pode render mais. “Cazares é um cara que vai errar porque é um meia que tem que tentar. No jogo contra o Palmeiras, que teve o Willian impedido, foi um passe dele. É um cara que tem liberdade para tentar, sim. As equipes estão marcando muito e é claro que dificulta para o meia. Nós estamos nos encontrando ainda e por isso as vitórias, mesmo não sendo brilhantes, são importantes”, afirmou. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)

SANTOS X CORINTHIANS

Santos - João Paulo; Aderlan, Joaquim, Gil e Hayner; João Schmidt, Diego Pituca, Cazares e Otero; Guilherme e João Furch. Técnico: Fábio Carille

Corinthians - Cássio; Fagner, Félix Torres, Caetano e Hugo; Raniele, Maycon e Rodrigo Garro; Wesley (Yuri Alberto), Pedro Raul e Romero. Técnico: Thiago Kosloski

Árbitro - Flávio Rodrigues de Souza

Horário - 19h30

Local - Vila Belmiro, em São Paulo