Ituano aposta em Valentim para se salvar

Neste ano, o Ituano tem uma vitória (contra o Corinthians), três empates e sete derrotas

Por Thaís Marcolino

Valentim acredita que é possível livrar Ituano do rebaixamento no Paulistão

Faltando duas rodadas para o término da fase de grupos do Paulistão, o Ituano está com comandante novo: Alberto Valentim. Ele foi anunciado ontem (26) e tem contrato para as temporadas 2024 e 2025.

Apesar do pouco tempo de preparação para o primeiro confronto sob seu comando, contra a Inter de Limeira, no sábado (2) e, em seguida contra o São Paulo, no dia 10, Valentim acredita que seja possível livrar o time da zona de rebaixamento.

“Lógico que é pouco tempo, mas por um outro lado, nós teremos cinco treinos (até o partida contra a Inter de Limeira) que já vai dar pra gente se conhecer, ver estilo de jogo. Isso nos dá uma estrutura e ideia para irmos fortes para Limeira”, disse o técnico, de 48 anos, em entrevista coletiva ontem (27), no Estádio Novelli Júnior.

Valentim chega a Itu em meio a uma crise no Galo. Neste ano, o Ituano tem uma vitória (contra o Corinthians), três empates e sete derrotas. Foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e ocupa a vice-lanterna do Paulistão com seis pontos.

A equipe tem os mesmos seis pontos do Guarani, o primeiro fora da zona de rebaixamento, mas com um saldo negativo de 11 gols, fica no Z-2. Ao mesmo tempo, tem um ponto a menos que a Portuguesa, vice-líder do Grupo A. Ou seja, o Ituano também luta por classificação às quartas.

Com vasta experiência, tanto nacional quanto internacional, Valentim procura ter as “quatro fases” dentro dos 90 minutos e é isso que busca para as partidas decisivas.

“Procuro ter um jogo equilibrado, times que gostam de propor jogo, que alternam na profundidade, que é aguerrido, ou seja, unindo todas as fases do jogo”, comentou.

“Para isso, sempre procuro passar tranquilidade para os jogadores para que eles se sintam à vontade na partida, com uma ideia clara”, complementou.

O Galo visita a Inter de Limeira no sábado (2), às 20h, no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira, pela 11ª rodada da competição.


Quem é Alberto Valentim?


Como atleta, o mineiro foi lateral-direito. Começou na base do América, de Belo Horizonte, e foi campeão da Copa São Paulo pelo Guarani, em 1994. Depois jogou na Inter de Limeira, Athletico Paranaense, São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e em dois clubes na Itália: Udinese e Siena.

Valentim iniciou a nova carreira em 2012 como auxiliar técnico no Athletico e na sequência no Palmeiras de 2014 até 2016. Em 2017 começou a carreira como treinador no Red Bull. No ano seguinte dirigiu o Botafogo/RJ. Depois foi dirigir o Pyramids do Egito.
Quando retornou ao Brasil, trabalhou no Vasco, Avaí, novamente o Botafogo, Cuiabá, Athletico, CSA e no ano passado o Atlético Goianiense.

A vinda para o Ituano, segundo Valentim, deu-se pela estabilidade oferecida -- e conhecida -- do clube. “Uma das razões foi a estabilidade, esse projeto de médio a longo prazo que é de verdade. Quando se fala de Brasil, na maioria das vezes isso fica da boca para fora, não se concretriza. Aqui no Ituano é diferente. Além da estrutura que estou encontrando aqui, tem o elenco que pode reverter essa situação incômoda no Campeonato Paulista”, finalizou. (Thais Marcolino)