Seleção quer se consolidar com Dorival em amistosos antes da Copa América

Por Cruzeiro do Sul

Nova geração de jogadores se destacou em seus clubes

Depois de dois bons jogos contra Inglaterra e Espanha, a seleção brasileira faz amistosos contra seleções mais fracas, da América do Norte. Hoje (8), o adversário é o México, às 22h (horário de Brasília), no Texas, Estados Unidos. Na quarta, o Brasil enfrenta a seleção norte-americana, em Orlando, no que será o último teste antes da estreia na Copa América.

Espera-se que as últimas apresentações da seleção brasileira em solo europeu há dois meses, com vitória sobre os ingleses e empate com os espanhóis, somadas ao protagonismo de Vinicius Junior, candidato a ganhar a Bola de Ouro no fim do ano, e ao aparecimento de talentosos jovens jogadores, como Endrick, possam reaproximar o torcedor da equipe nacional.

Depois da última eliminação na Copa do Mundo do Catar, a grave lesão de Neymar e seguidas más atuações, além de um péssimo início nas Eliminatórias da Copa sob o comando de Fernando Diniz, o Brasil parece viver dias de paz com Dorival Junior no comando técnico.

“Nós estamos nos preparando muito bem para esse momento. A geração vem muito forte para ganhar grandes coisas com a seleção”, afirmou Vini Jr, o grande nome da atuação geral. Candidato a se tornar o melhor jogador do mundo, o astro do Real Madrid busca na seleção o protagonismo que alcançou no time espanhol, com gols em duas finais de Champions League. O Brasil não põe um atleta no topo do mundo desde 2007, quando Kaká ganhou a premiação.

Dorival, os atletas e torcedores depositam no atacante a esperança de que ele replique, com a camisa verde e amarela, as apresentações de destaque vestindo a camisa do Real Madrid que o levaram a ser reverenciado na Europa.

Rodrygo e Endrick, este que já se despediu do Palmeiras e formará no Real Madrid um trio de brasileiros no ataque, são os outros destaques da atual geração capazes de fazer a seleção deslanchar depois de meses de frustrações e derrotas.

“Será um campeonato muito difícil, mas não vai faltar garra e dedicação para poder conquistar esse título”, disse Endrick, já projetando a Copa América, sua primeira competição oficial pela seleção. O Brasil estreia dia 24, contra a Costa Rica, em Los Angeles. Colômbia e Paraguai serão os outros adversários na primeira fase.

Dorival sinalizou que vai preservar seus principais astros, incluindo Vini Jr e Rodrygo, e mandará a campo uma escalação bastante modificada para o duelo com os mexicanos. Guilherme Arana, Yan Couto, Bremer, Pepê e Gabriel Martinelli devem ganhar uma chance entre os titulares. (Estadão Conteúdo)