A importância da alimentação para a Copa América 2024

Por

Torcida pelo Brasil

Um campeonato tão tradicional como a Copa América é motivo para reunir os amigos e acompanhar os melhores jogos com emoção e muitos quitutes. O futebol é um esporte extremamente social e milhares de torcedores gostam de seguir cada lance acompanhados de boa companhia, além de comidas e bebidas tão espetaculares quanto um gol.

A Copa América 2024 é uma ótima oportunidade para chamar os amigos e preparar celebrações para acompanhar os jogos da seleção brasileira, que chega ao torneio como uma das favoritas. Além disso, é uma excelente ocasião para conhecer novas receitas e se deliciar com aperitivos saudáveis que vão surpreender pelo sabor e também pela qualidade nutricional.

Dentro de campo, a alimentação também é fundamental. Formar um elenco campeão não é tarefa fácil, além da técnica dos jogadores e das táticas dos técnicos, é preciso que o plantel esteja saudável para competir em alto nível. As apostas da Copa América 2024 estão em sintonia com o estado de cada equipe, afinal, a Argentina com Messi é um time e sem o craque é outro, por isso, a forma física e a alimentação dos profissionais é um tema tão relevante dentro e fora de campo.

Os clubes e seleções contam com profissionais da nutrição, que trabalham com outros departamentos para orientar os atletas e preparar refeições capazes de acelerar a regeneração após treinos e partidas, e também ajudar a manter altos níveis de energia durante os jogos.

Uma boa alimentação está intrinsecamente ligada com o desempenho dentro de campo. Craques do passado, como David Beckham, que assumiram seguir hábitos pouco saudáveis, não conseguiam render igual aos jogadores atuais, já que outro ponto-chave da boa alimentação é a recuperação de lesões.

Existem dietas que podem ajudar os profissionais a acelerar a recuperação. Alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, ovos e leguminosas, são essenciais para a reparação e crescimento dos tecidos musculares. Frutas e vegetais coloridos também são excelentes fontes de antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação e promover a cicatrização. E alimentos ricos em ômega-3, como peixes gordurosos (salmão, sardinha) e sementes de linhaça, possuem propriedades anti-inflamatórias que podem acelerar a recuperação.

A seleção brasileira, uma das favoritas, sofreu com cortes de última hora. Ederson, goleiro do Manchester City, foi cortado da lista após sofrer uma fratura leve na face. A baixa de última hora tirou um dos melhores da posição do time que busca o título e, de forma leve, interferiu no favoritismo brasileiro.

A grande favorita para o título é a seleção argentina, que é a atual campeã da América e também do Mundo. O time liderado por Lionel Messi vive uma das melhores fases da história da Albiceleste com uma incrível sequência de títulos. O Uruguai também aparece no pódio das seleções mais temidas da Copa América.

A boa alimentação não é um privilégio só para os jogadores, os torcedores também podem optar por comes e bebes saudáveis que estão à altura de um campeonato tão importante. As escolhas nutritivas e saborosas estão em alta e encantam quem as prova pela primeira vez.

Um dos acompanhamentos mais tradicionais para uma partida de futebol são os “salgadinhos”, especialmente, as batatas chips. No entanto, esses produtos são ultraprocessados, e têm pouca riqueza nutricional e podem acarretar problemas de saúde. Uma alternativa saudável e gostosa para eles são os vegetais feitos ao forno, que ficam crocantes e saborosos.

A Copa América 2024 será um torneio inesquecível com as principais seleções do continente lutando pelo título de rei da América. Torça pelos seus favoritos e aproveite para experimentar

novas opções de aperitivos saudáveis que acompanham com perfeição as emoções de cada partida!