Jogo das Estrelas marca início das comemorações do Domenico Paolo Metidieri
A presença de campeões mundiais da Seleção Brasileira está confirmada
O Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri, em Votorantim, vai completar 100 anos só em 28 de setembro deste ano, mas as comemorações começam hoje (29) com uma partida que vai matar a saudade de muitos torcedores que vibraram com as conquistas da Seleção Brasileira e que ainda têm na memória atletas que fizeram história também com a camisa de grandes clubes.
O Jogo das Estrelas, que será disputado neste sábado, no gramado do histórico estádio, terá em campo, um time de craques que também fizeram história. Está confirmada a presença de quatro tetracampeões na Copa do Mundo de 1994: o goleiro Zetti, o meia Paulo Sérgio, e os atacantes Viola e Muller. A lista também inclui os pentacampeões (2002) Júnior, Luizão e Edilson. Os demais integrantes do time de craques serão o goleiro Sérgio (ex-Palmeiras), os laterais Vitor (ex-São Paulo e Corinthians) e Wendel (ex-Palmeiras), os zagueiros Domingos (ex-Santos) e Batata (ex-Corinthians), os volantes Marcos Assunção (ex-Palmeiras e Santos) e Galeano (ex-Palmeiras), os meias Djalminha (ex-Palmeiras), Souza (ex-São Paulo) e Renato (ex-Santos), e os atacantes Euller (ex-São Paulo e Palmeiras) e Leandro Guerreiro (ex-São Paulo e Corinthians).
A seleção de estrelas enfrentará um combinado de jogadores veteranos de Votorantim, montado com apoio da Secretaria Municipal de Esportes. Os portões do estádio serão abertos às 15h. O ingresso individual será trocado no local do evento por um litro de leite. O alimento arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Votorantim.
A história
Em uma homenagem ao Comendador e ex-presidente da Federação Paulista de Futebol, Alfredo Metidieri, o estádio é registrado com o nome do pai dele, Domenico Paolo Metidieri.
O estádio traz consigo uma rica história social e futebolística e, para entendermos melhor, faremos um breve resumo, com ajuda de um torcedor especial. É o historiador Jesse James, de 48 anos, que tem orgulho de contribuir para preservar uma história tão importante para Votorantim e para o futebol.
A Revolução Industrial atraiu interesse de imigrantes europeus por volta dos anos de 1800, visando a abertura das primeiras indústrias e estradas de ferro no Brasil. Na chegada ao novo país, grande parte dos imigrantes veio morar em São Paulo e em cidades do interior, principalmente na região de Sorocaba. No entanto, eles não traziam consigo apenas o interesse em fazer negócios, mas também a paixão pela prática esportiva, principalmente o futebol.
E foi neste contexto que no dia 1 de janeiro de 1900, operários italianos fundaram o Sport Club Savoia, um dos pioneiros na história do futebol brasileiro. E, aproveitando a popularização do futebol e a crescente relevância do time, inaugura em 28 de setembro de 1924 seu novo estádio. Numa demonstração de força de sua estrutura, convida as equipes do Sport Club Germânia e Club Athletico Paulistano, incluindo em seu elenco o então já consagrado Arthur Friedenreich.
Com o passar dos anos, o Estádio foi palco do surgimento de jogadores importantes na história do futebol paulista e nacional como Votorantim, Fazolim, Gino Imparato, Quilim, Fioti, entre outros. E até presenciou partidas de grandes craques do futebol mundial como Arthur Friedenreich e Garrincha. Sediando desde os anos 90 a Copa Brasil, principal torneio nacional sub-15 de futebol júnior, viu em campo, o início de jogadores mundialmente conhecidos como Neymar, Vini Jr, Endrick e por último Estevão.
O historiador explica que, o amor por manter viva a história centenária do estádio está atrelado ao seu pai, João dos Santos Júnior (1943-2014), advogado, que foi cronista esportivo e também historiador. Seguindo o legado do seu pai, Jesse, entende que "a importância histórica do estádio não está ligada apenas em ser um dos berços do futebol, mas também na formação da sociedade como um todo. Já que muitos jovens que não seguiram carreira no futebol auxiliaram na formação das histórias mais importantes da cidade de Votorantim".
Mais festa
Aproveitando o momento de comemorações, um segundo jogo festivo está sendo organizado no estádio para o próximo dia 28 de setembro, e contará com 100 dos jogadores mais importantes da história. Uniformes com nomes e nas cores do Sport Club Savoia, antigo dono do estádio, entre outros materiais fazendo referência ao centenário do estádio, estão sendo confeccionados especialmente para o dia do jogo histórico. (Murilo Aguiar - Programa de Estágio)