Espanha e França fazem semifinal da Euro 2024
A Espanha, com três desfalques em seu time titular, e a França, cuja atuação na Eurocopa 2024 tem deixado dúvidas no ar, se enfrentam hoje (9), às 16h (horário de Brasília), em Munique, na Alemanha, pelas semifinais do torneio, num duelo cheio de rivalidade histórica e com a passagem para a grande final como prêmio.
Antes do início do torneio, a França era considerada a grande favorita ao lado da Inglaterra, graças ao alto nível do seu elenco e aos bons resultados obtidos ao longo da última década. Já a Espanha era vista como uma equipe com potencial, mas ainda um degrau abaixo dos candidatos ao título.
Quase um mês depois, a dinâmica do torneio inverteu essa percepção: a Espanha chega às semifinais cercada de elogios, com cinco vitórias em cinco jogos, depois de ter superado o “grupo da morte” contra Croácia (3-0) e Itália (1-0) e depois de ter sofrido para eliminar a anfitriã Alemanha (2-1 após prorrogação).
Por sua vez, os franceses terminaram em segundo lugar no seu grupo e marcaram apenas três gols até o momento, sendo que dois gols contra e um de pênalti. Venceu dois jogos e empatou três, e contra Portugal, nas quartas de final, ficou à beira do abismo.
Mas, apesar disso, a seleção francesa mantém um elenco com jogadores de alto nível, com experiência em grandes torneios e muitos deles ansiosos para vencer a Eurocopa depois da final perdida em 2016 como anfitriões no Stade de France contra a seleção portuguesa.
A situação do capitão e craque Kylian Mbappé é parecida: ele marcou apenas um gol (o pênalti convertido no empate com a Polônia na fase de grupos) e não se sente à vontade com a máscara que é obrigado a usar depois de ter quebrado o nariz na estreia contra a Áustria.
Apesar do desconforto, o novo reforço do Real Madrid é o grande perigo a ser neutralizado pelos jogadores comandados pelo técnico Luis de la Fuente. Os espanhóis chegam a este jogo eufóricos depois da suada vitória sobre a Alemanha. (AFP)