Abner perde no boxe e é eliminado na Olimpíada

Por Cruzeiro do Sul

Boxador (de azul) foi derrotado pelo equatoriano Gerlon Congo

Abner Teixeira da Silva Junior, boxeador que iniciou sua carreira em Sorocaba, disputou as oitavas de final dos Jogos Olímpicos e foi derrotado pelo equatoriano Gerlon Congo. A luta foi realizada ontem (29) na Arena Paris Norte, no Centro de Exposições Villepinte, em Seine-Saint-Denis.

Abner perdeu por 3-2, numa decisão da arbitragem bastante dividida. A luta foi interrompida por um tempo devido a um sangramento na cabeça do brasileiro após um choque com Gerlon.

Os dois atletas já haviam se enfrentado na final dos Jogos Sul-Americanos, em 2022, com vitória de Abner. Mas desta vez, Gerlon saiu na frente com um bom primeiro round, forçou o brasileiro a se expor buscando a virada e fechou bem para obter a classificação às quartas de final, onde só precisará de mais uma vitória para garantir uma medalha.

Com o resultado, o brasileiro está eliminado da disputa da categoria acima de 92 kg e, diferentemente do desempenho alcançado em Tóquio, deixará as Olimpíadas de Paris sem conquistar medalha.

Abner conquistou a medalha de bronze na categoria peso-pesado em Tóquio. Ele foi ouro no Campeonato Continental das Américas no Equador em 2022, também ouro nos Jogos Pan-Americanos de Assunção em 2022 e prata nos Jogos Sul-Americanos de Santiago em 2023, garantindo a classificação para Paris.

Divisão

Juízes da Argentina, Azerbaijão e Coreia do Sul deram resultado favorável ao equatoriano na luta de ontem (29), enquanto árbitros de Marrocos e Indonésia avaliaram que o brasileiro foi superior.

Apesar da eliminação de Abner Teixeira, o Brasil segue com representantes no boxe. Bia Ferreira e Keno Marley avançaram para as quartas de final, trazendo esperança para o boxe brasileiro em Paris. Bia Ferreira dominou sua adversária, a americana Jajaira Gonzalez, na categoria até 60 kg e garantiu sua vaga nas quartas. Já Keno Marley, que lutou no domingo (28), foi o primeiro brasileiro a avançar, vencendo o britânico Patrick James na categoria até 92 kg. (João Frizo - programa de estágio)