Benditas Meninas
São Bento agora tem categorias de base no futebol feminino
O São Bento Feminino já é realidade, pelo menos nas categorias de base. Intitulado Benditas Meninas, o time composto por cerca de 40 atletas disputa algumas competições desde o segundo semestre. Para 2025, a expectativa é a participação no Campeonato Paulista Sub-15, promovido pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Em julho deste ano, as meninas estiveram no Festival de Futebol Feminino, da FPF, para as categorias sub-12 e 15. Depois, em setembro, as atletas ingressaram no Estadual, promovido pela Secretaria de Esportes do Estado. O torneio terminaria neste fim de semana.
Apesar de já estarem em competições oficiais, o anúncio da categoria de base foi feito no dia 11 deste mês — de forma bem discreta — junto com a divulgação do uniforme dos atletas e da comissão técnica do time masculino. Os trajes nas cores azul, branco e um terceiro com detalhes em dourado também serão usados pelas meninas no ano que vem.
“A gente tem visto que há um crescente no esporte de modo geral, seja na prática do ciclismo, handebol, basquete, corrida... e agora o futebol. Então nada mais justo que seja investido nele também”, aponta o conselheiro de governança do São Bento e coordenador do Programa de Excelência da FPF, Francisco Garcia, o Chicão.
Ele, inclusive, também abordou a importância da próxima Copa do Mundo Feminina a ser realizada no Brasil, em 2027. “No futebol a gente tem uma característica que é a Copa, então tem todo esse direcionamento sendo feito com o objetivo da Copa do Mundo”, complementa.
Para as interessadas em participar do elenco das Benditas Meninas ou saber mais, basta acessar as redes sociais @ecsaobentofeminino.
Como começou
Por fazer parte do Programa de Excelência da FPF, um dos requisitos foi o desenvolvimento do futebol feminino. Ou seja, seria necessário, ao menos uma categoria de base.
Com isso, o clube foi atrás de parceiros. Criado em 2008, o Clube Atlético Desportivo — que trabalha com verbas municipais e atua mais nos Jogos Regionais e Abertos representando Sorocaba — foi o escolhido e iniciaram a parceria.
No primeiro campeonato, as inscritas já treinavam pelo Desportivo, mas, com o tempo, o São Bento passou a promover algumas peneiras e as meninas agora treinam, na maior parte, no Centro Esportivo Humberto Reale. Outras peneiras estão previstas para serem realizadas, mas não há uma data certa.
A comissão técnica responsável pelos treinos e acompanhamento das meninas são: Juliano Amorim (diretor responsável), Claudia de Luca (coordenação geral), Wallace da Silva (supervisão), Martinho Menck Jr. (técnico), Luan Grilo e Marcos de Souza (auxiliares técnicos), Luiz Lima (preparação de goleiras), Rosenice Galmassi (psicóloga), Caroline Silva (roupeira), Kamila França (fotógrafa) e Wesley Liborio (mídia).
O programa
Lançado no fim de 2015, o Programa de Excelência acompanha os clubes paulistas ao longo da temporada por meio de ações e relatórios que avaliam dez quesitos: base, torcida, infraestrutura, negócios, atletas e comissão técnica, desempenho técnico, futebol feminino, recursos humanos, filiação e gestão e finanças.
Cada clube compete por meio de pontos que se somam ao longo do ano. O objetivo do programa é colaborar com a gestão dos clubes, por meio de boas práticas e profissionalização do pessoal.