Tudo nos conformes
Preparação do São Bento para a disputa da Série A2 segue como planejado; até a estreia, mais três jogos-treinos serão disputados
O São Bento estreia em 15 de janeiro no Campeonato Paulista da Série A2. O primeiro compromisso será diante do Primavera, em Indaiatuba, em horário que ainda será definido pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Até lá, atletas e comissão técnica dão continuidade à preparação. Até o momento, a equipe comandada pelo técnico Roberto Fonseca já disputou três jogos-treinos — Desportivo Brasil, Santa Catarina e São Bernardo, obtendo saldo de uma vitória, um empate e uma derrota. Nas próximas semanas, outros três amistosos serão agendados.
Com quatro semanas de preparação, o técnico tem procurado intensificar os treinos na busca de deixar uma equipe preparada para os jogos oficiais, que não devem ser fáceis. “O treinador nunca pode estar satisfeito, a não ser na última partida. Se você tiver ainda disputando um título, aí você pode estar satisfeito antes disso. É muito trabalho”, comenta. “Buscamos melhorar no individual e no coletivo e é em cima disso que a gente tem trabalhado muito para representar, acima de tudo, muito bem os torcedores.”
Do ponto de vista dos atletas, a pré-temporada, até então, também tem sido boa. “Os jogos têm nos ajudado a entender um pouco mais daquilo que o professor Fonseca quer dentro da parte tática ali do jogo. Têm sido bons confrontos, boas experiências e a gente tem melhorado a cada dia”, afirma o goleiro Matheus Almeida, que retorna ao clube meses após ter participado da campanha da A2 deste ano.
Além dos jogos-treinos, Fonseca prossegue com a preparação no Centro de Treinamento Humberto Reale. Ontem (27), por exemplo, os jogadores foram submetidos, como de costume, a treinos táticos e técnicos, em dois períodos.
Defesa alinhada
Matheus Almeida, que deve assumir o gol de maneira titular na A2 do ano que vem — na edição 2024 foi reserva, mas atuou em alguns jogos —, acredita que, por já ter trabalhado com Fonseca, saber o método a ser aplicado fica mais fácil. “Ele deixa muito à vontade para a gente fazer o que o jogo pede, porque não adianta forçar uma situação que possa nos atrapalhar lá na frente”, diz.
O entrosamento com Leandro, outro goleiro anunciado para fechar o gol são-bentista, é, segundo Matheus, muito bom. “Como já trabalhei com ele, o entrosamento fica mais fácil da gente pegar e alinhar nos treinos”, acrescenta.
Base é um suporte
Assim como nos três primeiros jogos, o técnico deve continuar mesclando as equipes, incluindo jogadores da categoria sub-20. “Nos últimos jogos eles [os atletas da base] têm participado e a gente precisa para poder ver esses jovens atuando”, explica Fonseca.
Na campanha da Série A2 deste ano, Fonseca fez uso da base, mesmo em meio à disputa da Copinha. Por isso, ele considera que o apoio dos jogadores da categoria sub-20 tem sido essencial na montagem do elenco ao longo da competição.
Sob comando do Kike Andrade, o Bentinho entra em campo, pela Copa São Paulo de Futebol Junior, em 5 de janeiro, às 16h45, para enfrentar o Ituano, em Santana do Parnaíba.