Jovens buscam a chance de integrar time de basquete
Disputar um campeonato de âmbito estadual e até nacional é o sonho de vários atletas. Para tanto, muitos deles passam primeiro pela base. Neste sentido, o Sorocaba Basquete tem um trabalho importante. Ontem (11), por exemplo, promoveu a segunda fase da seletiva para a temporada 2025 que contará com a participação no Campeonato Paulista.
Divididos em três categorias — sub-20, sub-18 e sub-16 —, os jovens vivenciaram situações de jogo para a análise do técnico João Henrique e do auxiliar Plínio Bortoletto. Ao todo, 51 garotos passaram para a segunda etapa dentre os mais de mil inscritos na etapa iniciada em 7 de dezembro.
Segundo o técnico e também gestor da equipe, são oito vagas para o sub-18 e três para o sub-20. “Porque a gente manteve a base do ano passado para o sub-20 dos meninos que foram destaques do campeonato. Já o sub-18 é um time onde só tem cinco meninos de Sorocaba e a gente vai compor com os de fora [região]”, justifica João.
O sub-16, por sua vez, também conta com a base formada em 2024 e, agora, restam mais seis vagas para novos talentos. Os aprovados na segunda etapa que não moram em Sorocaba, independente da categoria, devem ficar mais um tempinho em uma república para novos testes.
Durante a seletiva de ontem dos menores de 16 anos, a maioria era de cidades da região de Sorocaba. Um deles, de Piedade, é Lucas Paes Rolim da Silva, mais conhecido como LP. Com 15 anos, o estudante começou em 2022 a treinar com o Sorocaba Basquete, mas antes também passou por um time de Votorantim. “Às vezes é corrido vir para cá, mas eu gosto. É prazeroso jogar e ajudar os colegas. Até meus 18 anos quero muito respirar basquete e espero que dê certo”, comenta o armador.
Quem também busca ser vitorioso e ter futuro na modalidade é o sorocabano João Guilherme. “É uma diversão, mas também é sério. Conhecemos histórias de vida. O basquete é um sonho e quero continuar jogando mais e mais”, afirma o ala-armador que também participou da seletiva para a equipe sub-14.
A existência de escolas que acolhem a base e tem o seu devido reconhecimento e apoio é, na opinião de João Henrique, importante para a formação esportiva. “Hoje tem algumas escolinhas, mas não vemos elas disputando campeonatos ou representando a cidade, então a gente busca na seletiva meninos melhores preparados”, explica. “A gente tem alguns núcleos em Sorocaba, mas ainda não há muitos meninos preparados para isso. Então, a formação é a coisa mais importante hoje no fomento esportivo na cidade”, acrescenta.
Mais informações podem ser obtidas na rede social oficial da equipe: @sorocaba_basquete.