Participação indefinida
Clubes pedem a exclusão do Corinthians, acusado de aliciamento de atletas, da edição 2025 da Copa Votorantim de Futebol Infantil
O Corinthians pode ficar de fora da Copa Votorantim de Futebol Infantil. O pedido para a exclusão foi feito por outras seis equipes, por meio do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB). Pesa sobre o time alvinegro, que até então está no Grupo C, a acusação de aliciamento a um atleta de 14 anos do Palmeiras. Se não houver punição, os times ameaçam boicotar a competição prevista para começar nesta sexta-feira (17).
Questionada pelo Cruzeiro do Sul, a Prefeitura de Votorantim alega que está em contato com o Movimento dos Clubes Formadores, assim como com as equipes que vão participar da competição deste ano. “O governo municipal afirma que a competição não será prejudicada e toda decisão será tomada de acordo com o regulamento e com base jurídica”, explica a prefeitura, por meio de nota.
Já em relação a uma data para a decisão e como podem ficar os grupos com a possível exclusão do Corinthians, a prefeitura, até o momento, não se manifestou.
Quem assina?
A carta que pede a exclusão do Corinthians foi assinada por Palmeiras, Santos, Cruzeiro, América-MG, Juventude, Goiás, Sport, Fortaleza e Bahia. Ferroviária, Guarani e São Paulo concordaram com o posicionamento, mas não confirmaram por escrito até o caso vir à tona, acrescenta nota do Movimento dos Clubes Formadores.
“Venho, por meio deste, informar que os Clubes Formadores participantes da Copa Votorantim decidiram que não irão participar da competição caso a equipe do Corinthians não se retire da mesma. A decisão foi tomada com base na atitude do Corinthians em aliciar um atleta menor de idade e sem contrato de formação vigente da Sociedade Esportiva Palmeiras, por não ter na época 14 anos completos; e visa garantir a integridade, ética e o espírito esportivo da competição. Solicitamos que a comissão organizadora analise e tome as devidas providências para resolver esta situação o mais breve possível”, argumenta o comunicado.
O que diz o Corinthians?
A diretoria de futebol de base do Corinthians afirma ter se surpreendido da decisão do Movimento dos Clubes Formadores e ainda a julga arbitrária. “O Corinthians não reconhece os motivos alegados para essa exclusão e refuta categoricamente qualquer acusação de aliciamento de atleta”, cita a nota.
Em outro trecho do documento, o time paulista se defende ao explicar que “em 2024, atletas provenientes de clubes membros do movimento foram contratados, sempre em conformidade com os procedimentos estabelecidos para garantir relações éticas e transparentes entre as agremiações”.
Por causa do impasse, a Secretaria de Esporte de Votorantim ainda não divulgou a tabela oficial da competição.
A Copa Votorantim
Considerada a principal competição da categoria sub-15 do Brasil, a Copa Votorantim tem os jogos disputados no Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri e no Sesi Votorantim. Ao longo de 28 edições — neste ano será a 29ª — grandes nomes do futebol nacional e internacional já passaram pelo torneio, como Neymar, Adriano Imperador, Vinícius Júnior, Rodrygo, Renato Augusto, Casemiro, Alex, Denílson, Jô, Alexandre Pato, Estêvão, entre outros.
Desde a primeira edição, 13 times já levantaram o troféu de campeão. O líder em conquistas, até aqui, é o São Paulo, com seis títulos, seguido de Corinthians, Juventus e Cruzeiro, com três; Grêmio, Internacional, Flamengo e Avaí, com dois, e Vitória, Athletico-PR, Coritiba, Palmeiras e Santos, com uma.
OS GRUPOS
A - São Paulo, América-MG, Novorizontino e Fortaleza
B - Santos, Juventude, Votoraty e Bahia
C - Corinthians, Goiás, Ferroviária e Guarani
D - Palmeiras, Cruzeiro, Seleção de Votorantim e Sport
*** Sorteio realizado em dezembro, antes da polêmica