O impacto Fred
Muitos jovens brasileiros sonham em ser um jogador profissional de futebol. O chamado “País do Futebol”, com cinco títulos mundiais, alimenta a esperança de viver como uma grande estrela, com altos salários e ascender socialmente através da bola. É verdade que poucos concretizam o sonho e um número menor ainda atinge o estrelato, mas a ilusão ainda permeia a cabeça de muitos. E em busca de realizar esse desejo, Bruno Carneiro Nunes e Magnus Futsal se uniram em uma empreitada inovadora.
Bruno é mais conhecido como Fred, o youtuber de futebol mais influente do Brasil. Aos 31 anos, é o principal apresentador do canal Desimpedidos, que conta com oito milhões de inscritos. Em seu perfil pessoal no Instagram, são cinco milhões de seguidores. Já o clube sorocabano, fundado em 2014, é campeão da Liga Nacional, da Liga Paulista, do Sul-Americano, da Libertadores e do Mundial. É o único time da modalidade a ganhar três vezes seguidas a taça de melhor do mundo.
A trajetória de ambos se une em função do maior de todos no futsal: Falcão, que encerrou a carreira em Sorocaba. Fred, quando ainda era Bruno, idolatrava o eterno camisa 12. Com o sucesso na internet, os dois se aproximaram e um forte laço de amizade foi criado. Com o contato entre o youtuber e o clube estreitados, o caminho estava aberto para a criação do ambicioso projeto. Assim, a NWB, produtora do Desimpedidos, a TFW Marketing, que comanda o Magnus Futsal, e o YouTube Originals criaram o reality “Vai pra cima, Fred”.
A série, que vai ao ar no canal Desimpedidos, sempre aos domingos, às 19h, conta como é a trajetória de Fred para se tornar um atleta profissional. Um produto que realiza um sonho de infância de um youtuber de sucesso e o desejo do clube que almeja ser a referência na modalidade.
Até ontem (16), os quatro episódios que estão disponíveis atingiram a marca de 13 milhões de visualizações. Hoje (17), vai ao ar a quinta parte, que inclusive mostrará a participação de Fred e do Magnus na abertura do 61º Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2020. “Em três semanas, nós aumentamos 70 mil seguidores em nosso Instagram e dobramos a quantidade de inscritos dentro do nossa canal no YouTube. É um universo novo e superou todas as nossas expectativas”, analisou o presidente do clube, Fellipe Drommond.
Um projeto pioneiro no mundo. Trazer Fred para o time sorocabano é parte de uma estratégia para atingir um público jovem, que pouco consome o futsal, mas é o mais ativo na internet. Uma proposta ousada, ainda mais no esporte de alto rendimento. “Todas as ações realizadas são sempre avaliadas e aprovadas pelo departamento técnico. Costumo dizer que somos uma plataforma de comunicação que possui uma equipe de futsal, mas a equipe é o grande maestro desta orquestra”, pontuou Fellipe.
A comissão técnica foi muito importante para a realização do programa. A maior preocupação era como o apresentador iria suportar uma pré-temporada não sendo um atleta profissional. O grupo de jogadores também teve grande contribuição para a adaptação. “Muitos jogadores que subiram da categoria Sub-20 acompanhavam o Fred, são fãs. O pessoal mais antigo aceitou super bem. Tinha certeza que iam abraçar e ajudá-lo. Sei exatamente a qualidade de atletas e pessoas do nosso grupo”, revelou o técnico Ricardinho.
O objetivo principal é impactar a maneira como o esporte se comunica. E ela vem dando certo, como mostram o aumento no número de seguidores e o engajamento com os torcedores, apresentados pelo assessor de imprensa do Magnus, Guilherme Mansueto. “Passamos dos dois milhões e meio de interações em nossas redes sociais. Então, mais uma vez, estamos à frente de muitos clubes, principalmente no futsal. Estamos brigando de igual para igual com times de camisa do (futebol) de campo”, explicou.
O perfil do Magnus no Instagram (@magnusfutsal) conta com 309 mil seguidores. A Liga Nacional de Futsal tem 188 mil. O maior campeão nacional de futsal, o Carlos Barbosa, está com 92 mil seguidores. A comparação também cabe no futebol: o Athletico Paranaense, atual campeão da Copa do Brasil e que venceu a Sul-Americana em 2018, possui 416 mil fãs no seu Instagram. E os sorocabanos são mais seguidos do que clubes que participam da Série A do Campeonato Brasileiro, como Goiás e Bragantino.
A Comscore, empresa norte-americana especializada em análise de consumo na internet, publicou estudo que mostra um aumento de 26% nos acessos dos brasileiros nas redes sociais entre os dias 16 e 22 de março, em relação aos dias 9 e 15 do mesmo mês. O entretenimento online teve cresceu 23% em visualizações. Inserido nesse cenário, a audiência do Magnus também deve seguir a tendência de alta com o novo produto. Assim, o clube pode atingir o objetivo e se tornar uma referência digital, como já é dentro de quadra. (Zeca Cardoso)