Projeto idealizado por Falcão trouxe para Sorocaba o melhor futsal do mundo
A cidade que conta com um dos maiores torneios abertos de futsal do mundo, o Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, não tinha uma equipe de alto rendimento na modalidade. A história começou a mudar quando o melhor jogador de todos os tempos, Falcão, decidiu iniciar um projeto para atuar em Sorocaba, onde escolheu viver. E o Cruzeirão teve a sua importância no plano.
“Quando analisamos a possibilidade, o Cruzeirão (Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul) foi algo que a gente falou: cara, uma cidade que tem um campeonato de tamanha importância, talvez o maior campeonato amador do mundo de futsal, como não tem uma equipe de alto rendimento? A paixão da cidade pela modalidade faz todo sentido de ter uma equipe de alto rendimento”, revelou o presidente do clube, Fellipe Drommond.
https://www.youtube.com/watch?v=wqdzODwMLPA&feature=youtu.be
Um dos responsáveis por formatar a ação ao lado de Falcão, o mandatário da equipe sorocabana, em entrevista à tv jornal Cruzeiro do Sul, revelou um dos pilares de uma das principais equipes de futsal do mundo. A comunicação e o marketing são partes fundamentais para o sucesso de Sorocaba.
[irp posts="81924" ]
“O grande diferencial do Magnus Futsal é que criamos uma plataforma de comunicação, pensando na entrega da marca, que tem uma equipe de futsal como ‘outdoor’ final. Nós somos um ‘outdoor’ ambulante no esporte, onde a gente vende as propriedades para performar”, contou o presidente.
Fenômeno no YouTube
Fellipe também falou sobre a mais nova ação de marketing do Magnus. O Youtuber Fred, do Canal Desimpedidos, agora faz parte do time sorocabano. A primeira vez que entrou em quadra, usando o número 12 do seu ídolo, Falcão, foi na abertura do Cruzeirão 2020, no último domingo (16), quando Sorocaba venceu o Santos, por 5 a 2.
“É uma ação de marketing desportivo, porque ele realmente está jogando e tem qualidade. As pessoas me perguntam: ele vai para o Mundial? Eu respondo: espero que sim, porque pelo poder midiático que ele tem e jogando bola, vai me trazer retorno como o Falcão trazia. Foi uma ideia para nos aproximarmos do público jovem”, revelou o presidente.
Tricampeão mundial
Uma das equipes mais vitoriosas da história do futsal brasileiro. O Magnus é tricampeão do mundo. Já venceu também competições estaduais, nacionais e continentais. Mas, desde 2014, o título da Liga Nacional não fica em solo sorocabano. Ano passado, bateu na trave. Neste ano, o principal objetivo é voltar a conquistar a mais relevante competição do País.
“Pela nossa estrutura, pelo time que temos, precisamos sempre estar disputando títulos e nas principais competições. Nosso grande sonho e objetivo é reconquistar a Liga Nacional de Futsal (LNF). Todos os envolvidos no projeto têm o sonho de dar um título da LNF à cidade de Sorocaba. Nós fomos campeões na cidade de Paulínia, quando a gente não tinha ainda a nossa casa”, disse.
[irp posts="78792" ]
Trabalho de base
Outra inovação na temporada foi a efetivação de seis jogadores da categoria Sub-20 para o time profissional e não contratou nenhum jogador de outra equipe. Atualmente, oito jogadores formados em casa estão na categoria principal: o goleiro Caio; o fixo Lucas Gomes; os alas Kevin, Leozinho, Ricardinho e Pedrinho; e os pivôs Israel e Alisson.
“Vamos montar uma equipe sub-20. Em três anos teremos uma base que nos dará sustentação e desse bolo podem surgir grandes jogadores, como parece que estão surgindo. Mas se não surgirem grandes jogadores, nós vamos deixar de gastar com jogadores que chamamos de fundo de plantel. Então, essa mecânica é o nosso propósito da base”, avaliou.
Parceria com o Cruzeiro
Buscando criar cada vez mais uma identificação com a cidade, o Magnus e o jornal Cruzeiro do Sul são parceiros institucionais. Uma equipe com seis anos de vida e que já venceu tudo está ao lado de um veículo de comunicação centenário, dos mais importantes do interior do Brasil. É o reforço para mostrar que o clube é sorocabano.
[irp posts="72770" ]
“O Magnus Futsal é de Sorocaba, ele não tem dono. Ele pertence ao jornal Cruzeiro, à Prefeitura de Sorocaba, ao cidadão sorocabano. O nosso grande desafio e objetivo é tornar o projeto sustentável e, daqui há 50 anos, nós estarmos aqui vendo um jogo com a cidade tocando o projeto. É fundamental termos parcerias com os principais pilares da cidade, e o Cruzeiro do Sul é um deles”, finalizou. (Zeca Cardoso)