Projeto social Barça-Unimed comemora 20 anos de existência
A Unimed Sorocaba e o Clube Atlético Barcelona comemorarão neste sábado (12) os 20 anos de existência do Programa Barça-Unimed. Como a data coincide com o Dia das Crianças, haverá distribuição de presentes para os participantes do programa, brinquedos infláveis e barraca de pipoca e algodão-doce. As atividades terão início às 8h, na sede do clube.
[irp posts="43005" ]
Atualmente, o programa é gerido pelo Instituto Dr. Miguel Soeiro, braço das ações sócio-comunitárias da Unimed Sorocaba. Trata-se de uma iniciativa voltada à prática do futebol por crianças de 6 a 14 anos de idade, em associação ao bom desempenho escolar e ações de saúde e cidadania.
A parceria que gerou o projeto foi instituída no dia 10 de outubro de 1999, por iniciativa do ex-jogador e ex-técnico José Rubens Marques da Silva, o “Binho”, já falecido. À época, Binho contava com a ajuda de Geraldo José da Silva (também já falecido), ex-jogador de Corinthians, Flamengo e Palmeiras.
Binho procurou a Unimed Sorocaba e propôs a união que, uma vez efetivada, deu nova dimensão à ação que já existia no Barcelona. A prática estabelecida e a gestão da cooperativa fizeram com que o projeto se avolumasse. O projeto passou a oferecer treinamento esportivo (futebol), orientações sobre nutrição saudável e atividades direcionadas ao aprimoramento social, cidadão e comunitário, por meio de palestras proferidas por profissionais de diversas áreas.
Miguel Villa Nova Soeiro Filho, atual superintendente da Unimed Sorocaba, lembra que, à época, a proposta foi muito bem acolhida pela instituição. “Fomos contagiados pelo entusiasmo do Binho”, diz.
Neste sábado, Binho e Geraldo serão lembrados e homenageados, assim como o atual diretor de Assuntos Médicos da Unimed Sorocaba, Fernando Carvalho e Silva, responsável por aprovar a parceria e que conduziu a ação por mais de dez anos; e Guacyr Donato, voluntário assíduo por quase uma década. (Da Redação)