São Bento pode ‘afundar’ o Peixe
Descontente com mudança de local, Azulão vai à Vila Belmiro com a chance de detonar a crise no Santos
Na esteira da mudança repentina de local da partida, “por questões de segurança”, e determinada pela Polícia Militar pouco mais de 48 horas antes da bola rolar, com parte dos ingressos já vendidos, o São Bento visita hoje (8) o Santos, às 21h35, na Vila Belmiro, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. O duelo estava inicialmente marcado para ocorrer no Canindé, em São Paulo, conforme acordo firmado entre a diretoria santista, a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Portuguesa para utilizar o estádio durante as reformas da Vila. Mesmo que elas ainda não estejam ocorrendo, o trato exige que o Peixe mande jogos no estádio da Lusa ao menos uma vez por mês.
A má fase do Santos no Paulistão, contudo, parece ter ajudado a mudar as regras do jogo. Último colocado do Grupo A, com seis pontos, o Peixe está a quatro dos líderes Red Bull Bragantino e Inter de Limeira, e completaria uma série de cinco partidas longe da Vila -- empatou com a Ferroviária por 1 a 1 no Canindé, perdeu do Palmeiras por 3 a 1 no Morumbi, jogaria com o São Bento no Canindé e depois enfrentaria São Paulo (Morumbi) e Santo André (ABC) como visitante. Sob o risco de chegar à reta final do Estadual tendo de brigar contra outra vez contra o rebaixamento, o clima no Peixe é tenso -- ambiente que parece ter levado a Polícia Militar a mudar o local do jogo por entender que o Canindé oferece menos segurança aos jogadores e à comissão técnica do que a Vila. A preocupação é com protestos mais intensos de parte da torcida, que protagonizou uma invasão no CT Rei Pelé na semana passada.
O São Bento, que nada tem a ver com a crise no Peixe, espera aproveitar o momento ruim do adversário para superá-lo em seus próprios domínios e encostar no Corinthians -- a diferença entre líder (13 pontos) e vice-líder (nove) do Grupo C é de quatro pontos --, além de manter uma distância segura em relação a Ferroviária (quatro) e Ituano (três), demais clubes da chave e que lutam contra o rebaixamento. O Azulão não deixou de manifestar seu descontentamento com a mudança do local do jogo, por intermédio de uma nota divulgada anteontem (6) à imprensa, informando que acata a decisão, mas lamenta os prejuízos logísticos e financeiros. O desafio extra, para a diretoria do clube, fortalecerá elenco, comissão técnica, e os torcedores beneditinos.
O técnico Paulo Roberto Santos não sabe se poderá contar com o volante Lucas Lima, que sentiu dores nos tornozelos durante o empate com o Mirassol, na última rodada. Renan Mota, que atuou durante 45 minutos, teve bom desempenho e surge como opção. No decorrer do jogo, o atacante Cristiano pode ganhar maior “minutagem”. Os atacantes Patrick e Iago Dias seguem no departamento médico.
No Santos, o meio-campista Vinicius Zanocelo foi diagnosticado com um estiramento ligamentar na clavícula direita e o goleiro João Paulo como uma tendinite na coxa esquerda. Ontem o clube anunciou o retorno do meia Lucas Lima, de 32 anos, que estava sem clube depois de deixar o Fortaleza.
Acompanhe
A rádio Cruzeiro FM 92,3 transmite Santos x São Bento a partir das 20h, com narração de Nilson Duarte, comentários de Gustavo Gebaile, reportagens de Victor Duarte, apresentação de Juarez Morato e plantão esportivo de Caio César. A jornada esportiva também pode ser ouvida pelo site www.cruzeirofm.com.br, pelo YouTube, no aplicativo da rádio e pelas redes sociais (Facebook e Instagram). (Eric Mantuan, com informações de Estadão Conteúdo)
SANTOS X SÃO BENTO
Santos - João Paulo (Wladimir); João Lucas, Messias, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Dodi, Camacho (Ângelo ou Lucas Barbosa) e Sandry; Mendoza, Marcos Leonardo e Lucas Braga. Técnico: Odair Hellmann
São Bento - Zé Carlos; Caio Hila, Léo Silva, Bruno Aguiar e Marlon; Lucas Lima (Renan Mota), Marquinhos e Carlos Jatobá; Fernandinho, Rubens e Marcos Nunes. Técnico: Paulo Roberto Santos
Árbitro - Raphael Claus
Horário - 21h35
Local - Vila Belmiro, em Santos