São Bento joga mal, perde e cai para a Série A2
O time de Sorocaba perdeu de 3 a 0 para o Bragantino em casa; Paulo Roberto pede desculpas
O São Bento foi rebaixado no Campeonato Paulista ao perder na tarde deste domingo (5) para o Red Bull Bragantino, por 3 a 0, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, pela 12ª e última rodada da primeira fase. Bruninho, Gustavinho e Praxedes marcaram os gols do jogo.
O Bragantino foi superior no primeiro tempo, o São Bento não conseguia manter a bola entre seus jogadores, não encontrava espaço e levou um susto no primeiro minuto de jogo quando Zé Carlos não conseguiu segurar o rebote do time adversário e a bola acabou passando pertinho da trave.
Mas aos 11 minutos do primeiro tempo não teve jeito, o time de Bragança Paulista abriu o placar. Artur deu boa assistência para Bruninho, que ficou livre na grande área e finalizou rasteiro, sem chances de defesa para o goleiro.
O gol desestabilizou o São Bento, que viu o Red Bull Bragantino ter a chance de ampliar. Aos 21, Juninho Capixaba lançou Popó na área e ele cabeceou nas mãos do zagueiro Bruno Aguiar. Aos 24, Artur cobrou forte, mas Zé Carlos acertou o canto e defendeu.
A defesa animou ainda mais a torcida são-bentista, que gritava a todo lance e apoiava o time. Mas isso não foi suficiente, já que o São Bento não conseguia chegar à grande área do adversário. Tanto que no acréscimo, Artur, de novo, ficou cara a cara com o goleiro e finalizou na trave. No rebote, Hurtado chutou cruzado para o meio da área e Gustavinho, em posição legal, mandou para as redes.
Ainda no primeiro tempo, aos 32 minutos, Paulo Roberto Santos decidiu mexer no time. Tirou o zaqueiro Vitor Pereira e colocou o meia Neto Paraíba. A mudança não surgiu tanto efeito, já que o Azulão não conseguia espaço.
Já na segunda etapa, pressionado com os outros resultados da rodada, o São Bento foi para o tudo ou nada. Com as outras substituições feitas no ínicio do jogo, o chegada na grande área do Bragantino foi maior, mas a finalização não era das melhores. Faltava qualidade. O desespero em fazer um gol atrapalhou nas poucas tentativas de uma jogada ensaiada.
Apesar disso, diferente do começo do jogo, a torcida de quase 4.500 pessoas não cantava e apoiava o time na mesma efervescência. Em alguns momentos o silêncio era quase que total e a expectativa de um final feliz se transformava em apreensão e indignação.
O sentimento ficou ainda pior quando, nos acréscimos, aos 49 minutos, Praxedes aproveitou a bagunça na zaga do São Bento e o Bragantino fez o terceiro gol da partida. Nesse momento, uma parte dos torcedores saíram do CIC antes mesmo do apito final e muitos incrédulos com o resultado.
Entretando, antes do fatídico placar final, o Azulão tentou uma reação. A melhor jogada foi aos 33 minutos. Branquinho recebeu lançamento e viu Cleiton falhar de forma esquisita. O atacante, desequilibrado, não conseguiu finalizar e desperdiçou a melhor chance no jogo.
Combinação de resultados
Com o resultado, o São Bento ficou com os mesmos 10 pontos da Portuguesa, mas caiu para o 15º lugar da classificação geral. A equipe da capital venceu o Mirassol fora de casa e escapou do descenso por ter maior saldo de gols (-8 a -9). Já o Red Bull Bragantino terminou a atual fase na liderança do Grupo A, com 20 pontos. Nas quartas de final enfrentará o Botafogo, que foi o vice-líder do Grupo A, com 14. Por ter melhor campanha, o time de Bragança Paulista mandará o jogo único diante de seus torcedores.
Tristeza da torcida
Os 4.470 tocedores do São Bento saíram abatidos e tristes com o resultado. A reportagem do jornal Cruzeiro do Sul conversou com alguns e a resposta foi unânime em relação ao sentimento: tristeza e revolta.
O Marcos José Silva Santos, por exemplo, foi com a filha e esposa para o estádio e saiu de lá frustrado. "Queria que tivesse rolado a classificação, senti a equipe desmotivada, sem vontade de esboçar reação. Agora é vir no estádio ano que vem disputado a A2, fazer o que, né?", comentou o vidraceiro de 49 anos.
Durante os 90 minutos a torcida não desanimou, empurrou o time enquanto pôde. Mas ao perceber que não teria efeito e que o rebaixamento era praticamente certo, alguns começaram a gritar 'vergonha'.
"Tenho que pedir desculpas"
Depois do jogo, o técnico Paulo Roberto Santos, em entrevista coletiva, pediu desculpas ao verdadeiro torcedor do São Bento. "Temos que pedir desculpas sim, porque todo trabalho feito foi voltado, na pior das hipóteses, para nos manter na A1, mas infelizmente às vezes no futebol a gente peca, a gente erra. Então o comandante tem que assumir toda a responsabilidade e eu assumo", explicou.
Em relação a permanência do professor no clube, não há uma definicação concreta. "Se tivéssemos passado ou ficado na primeira divisão, hoje seria a minha despedida. Agora com esse resultado, me coloco à disposição do time. Mas isso quem decide não sou eu, temos que conversar com a diretoria", finaliza Paulo Roberto Santos. (Thaís Marcolino com Estadão Conteúdo)
FICHA TÉCNICA
SÃO BENTO 0 X 3 RED BULL BRAGANTINO
SÃO BENTO - Zé Carlos; Ivan, Léo Silva, Bruno Aguiar, Victor Pereira (Neto Paraíba) e Breno Lopes; Vitinho (Foguinho), Carlos Jatobá (Marquinhos) e Renan Mota (Branquinho); Iago Dias e Rubens (Kayan).
Técnico: Paulo Roberto Santos.
RED BULL BRAGANTINO - Cleiton; Andrés Hurtado, Lucas Cunha (Léo Realpe), Luan Patrick e Juninho Capixaba (Aderlan); Nathan Camargo (Praxedes), Gustavinho e Bruninho (Jadsom Silva); Artur (Kawê), Werik Popó e Sorriso.
Técnico: Pedro Caixinha.
GOLS - Bruninho, aos 11, e Gustavinho, aos 47 minutos do primeiro tempo; Praxedes, aos 49 do segundo.ÁRBITRO - Raphael Claus.
CARTÕES AMARELOS - Ivan, Victor Pereira, Léo Silva e Vitinho (São Bento); Lucas Cunha e Juninho Capixaba (Red Bull Bragantino).
PÚBLICO - 4.470 total (4.035 pagantes)
RENDA - 99.840,00
LOCAL - Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba.