Há 70 anos, Azulão fazia 1º jogo entre profissionais

Por Cruzeiro do Sul

Maioria do elenco beneditino de 1953 veio do C.A. Votorantim

Em uma tarde chuvosa de domingo, dia 29 de novembro de 1953, há exatos 70 anos, o São Bento estreava em uma competição profissional de futebol. O jogo foi diante o Bragantino, na cidade de Bragança Paulista, válido pela primeira rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual Série A2) de 1953, com derrota de virada por 2 a 1.

De acordo com Luiz Carlos Éden, historiador do EC São Bento e futebol, o alviceleste saiu na frente com gol de Bernardi, aos 13 minutos. Ainda no primeiro tempo, o Massa Bruta empatou com gol de Edson, aos 38’. Na segunda etapa da partida, quando tudo caminhava para o empate, com gol de Ivan, aos 45’, o Bragantino conquistou a vitória.

Comandado pelo técnico Alfredo Gonzalez, o São Bento foi a campo com Peter; Souza e Moacir; Fiote, Bezerra e Sergio; Lula, Zezinho, Alípio, Carréga e Bernardi. O fato curioso é que o árbitro da partida, João Gambetta (FPF), chegou ao estádio com 40 minutos de atraso, devido às péssimas condições das estradas.

A Segunda Divisão do Paulista de 1953 foi disputada por 20 equipes. Na primeira fase, eles foram divididos em três grupos regionalizados. O São Bento integrou a Série Azul, ao lado de EC Taubaté, Corinthians FC de Santo André, CA Bragantino, São Caetano EC e Paulista FC de Jundiaí. O Jabaquara AC de Santos também fazia parte do grupo, mas recusou a entrar em campo, perdendo todos seus jogos por WO.

O Azulão não passou da primeira fase, terminando em penúltimo lugar da chave com nove pontos, sendo três vitórias, três empates e seis derrotas, marcou 10 gols e sofreu 15. (Da Redação)