Sergio Perez comemora primeira vitória na F1
O mexicano Sergio Perez esperou dez anos e 190 corridas para concretizar o sonho de subir no lugar mais alto do pódio da Fórmula 1. Ganhou o GP de Sakhir, domingo (6), e não segurou as lágrimas ao comemorar a vitória. “Estou um pouco sem palavras”, afirmou, antes de caminhar, chorando de emoção, até o pódio. “Espero não estar sonhando, sabe, porque sonhei tantos anos estando neste momento. Dez anos, dez anos isso me levou. Incrível. Quer dizer, não sei o que dizer.”
O francês Esteban Ocon, da Renault, foi o segundo e o canadense Lance Stroll (McLaren) completou o improvável pódio na penúltima corrida da temporada, uma das melhores e mais malucas dos últimos anos. Estreante, o brasileiro Pietro Fittipaldi terminou em 17º.
Sem vaga garantida na Fórmula 1 em 2021, Perez chegou a cair para o último lugar no começo da prova após ser tocado por Charles Leclerc, da Ferrari, que abandonou e também fez Max Verstappen sair da disputa. Fez uma corrida de recuperação, contou com alguns incidentes que o ajudaram e assumiu a ponta a cerca de 20 voltas para o fim, para de lá não sair mais.
Em sua primeira experiência com um carro de ponta, George Russell mostrou que pode ir longe. Substituto de Lewis Hamilton na Mercedes, o britânico liderou boa parte da corrida, mas foi atrapalhado pela própria Mercedes -- que resolveu chamar seus dois pilotos para trocar os pneus durante o safety car e protagonizou uma confusão no box. Com um pneu furado, despencou no pelotão, mas terminou ainda dentro da zona de pontuação, na nona colocação, logo atrás de Bottas.
O espanhol Carlos Sainz Jr., da McLaren, cruzou a linha de chegada em quarto, seguido do australiano Daniel Ricciardo, da Renault. Alexander Albon foi o sexto, à frente do russo Daniil Kvyat, da AlphaTauri. O britânico Lando Norris, da McLaren, fechou o top-10. Estreante na Fórmula 1, o brasileiro Pietro Fittipaldi terminou na 17ª e última posição entre os que completaram a prova. O piloto da Haas teve problemas com os pneus.
A temporada 2020 da Fórmula 1 será encerrada no domingo com o GP de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, a 17ª etapa do ano. (Ricardo Magatti - Estadão Conteúdo)