Série B abre 1ª rodada hoje

Por

Enderson Moreira, técnico do Cruzeiro, pode ter dificuldades na competição. Crédito da foto: Divulgação / Cruzeiro EC

Enderson Moreira, técnico do Cruzeiro, pode ter dificuldades na competição. Crédito da foto: Divulgação / Cruzeiro EC

O Campeonato Brasileiro da Série B começa hoje (7), com dois jogos: Cuiabá x Brasil de Pelotas (RS), às 19h15, e Confiança (SE) x Paraná Clube, às 21h30. O tão esperado destaque da competição entrará em campo amanhã (8): o Cruzeiro, que recebe o Botafogo de Ribeirão Preto às 19h no Mineirão. Pela primeira vez fora da elite nacional, a Raposa deveria ser apontada como favorita a uma das quatro vagas de acesso. Mas há quem veja muitas dificuldades no caminho do time mineiro, mergulhado em dívidas e com um elenco deficiente.

Bem perto de casa, o Cruzeiro vai ter um forte concorrente na luta pelo acesso: o América-MG, que no ano passado terminou em quinto lugar. Sob o comando de Lisca, tem um elenco equilibrado e que passou a fase de classificação do Campeonato Mineiro como único invicto. Caiu nas semifinais diante do Atlético-MG.

São quatro clubes paulistas, entre eles a dupla Guarani e a Ponte Preta. Pela tradição, eles podem brigar pelas primeiras posições. Menos cotados aparecem ainda o Botafogo, de Ribeirão Preto, e o Oeste, rebaixado no Campeonato Paulista para a Série A2.

Os catarinenses também prometem dar trabalho. A Chapecoense, rebaixada no ano passado, parece ter conseguido se equilibrar ao chegar na final do Campeonato Catarinense. O Avaí, rebaixado em 2019, aposta em uma velha fórmula para subir: o experiente técnico Geninho, de 72 anos. Com ele, o time conquistou dois acessos, em 2014 e 2018. O Figueirense aparece bem atrás, ainda tentando se organizar financeiramente. No ano passado chegou a dar W.O. por greve de seus jogadores e quase acabou na Série C.

Há outros clubes com bom retrospecto na Série B e que podem brigar para chegar à elite como Paraná e Operário, pelo Paraná, CRB e CSA, de Alagoas, e o Cuiabá. Sem contar a briga para não cair à Série C. Todos vão brigar ponto a ponto em uma competição longa e cansativa com 38 rodadas, com jogos de ida e volta, até o final de janeiro de 2021. (Estadão Conteúdo)