Sorocabano é campeão de first strike
O sorocabano Felipe Carvajal, de 30 anos, sagrou-se campeão brasileiro do first strike de Valorant, um game de tiro tático, no último final de semana, em São Paulo. Katraka, como é conhecido no mundo dos eSports, é o técnico da equipe Gamelanders.
A atuação no universo virtual teve início em função da pandemia. Com experiência como gestor de marketing esportivo, a paralisação nas atividades o fez buscar novos horizontes. Assim, deixou de ser apenas um fã de jogos virtuais para se tornar um profissional. “Comecei a analisar os times e mandar para eles. Mandei para a Gamelanders, que já era o melhor time do Brasil. Por coincidência, eles estavam procurando um analista e trocamos uma ideia. Falei o que já tinha feito no esporte e ele disseram: ‘bora’ trabalhar”, contou.
O início da trajetória foi como analista de desempenho. Mas, com o anúncio da realização do Campeonato Brasileiro pela desenvolvedora do game Valorant, a nova função foi oferecida a Carvajal, já que era obrigatória a presença de um treinador na competição. “Eles disseram: você não quer ser o treinador interino? Não queremos contratar um treinador de fora, que não conhece como a gente joga. Eu falei fechado. Fizemos um mês de treinamento presencial no Rio de Janeiro para disputar o campeonato”, revelou.
O trabalho deu muito certo. Foram 383 equipes inscritas no torneio. Até a fase de 16 avos, as disputas foram on-line. A partir das oitavas de final, as partidas foram realizadas de forma presencial no escritório da produtora do game, na Capital.
O cenário dos jogos virtuais cresce de uma forma muito rápida. Para se ter uma ideia, o Valorant foi lançado em junho de 2020. O torneio vencido pela Gamelanders contou com uma premiação total de R$ 200 mil. O campeão levou para casa R$ 70 mil. (Zeca Cardoso)