Tricolor vê G4 em risco

Por

Matheus Babi ganhou pelo alto de Arboleda e cabeceou para fazer o único gol da noite no Engenhão. Crédito da foto: Vítor Silva / Botafogo FR (22/2/2021)

Matheus Babi ganhou pelo alto de Arboleda e cabeceou para fazer o único gol da noite no Engenhão. Crédito da foto: Vítor Silva / Botafogo FR (22/2/2021)

O São Paulo continua realizando façanhas neste Brasileirão. Como perder para o lanterna e rebaixado Botafogo por 1 a 0, no Engenhão, desperdiçando a chance de garantir, ontem (22), a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Em quarto lugar, com 63 pontos, poderá ser ultrapassado pelo Fluminense (61) na última rodada.

Quem gostou do enredo foi o vice-líder Internacional, pois agora o São Paulo está obrigado a vencer o líder Flamengo na quinta-feira se quiser garantir a vaga por suas próprias forças. O time gaúcho precisa torcer por um tropeço do Fla para ficar com o título. Para o São Paulo, nem o empate pode servir na última rodada se o Fluminense bater o Fortaleza, pois o time carioca seria o quarto pelo número de vitórias. Aí, restaria ao time do Morumbi torcer para o Palmeiras ser campeão da Copa do Brasil, para poder herdar a quinta vaga direta.

O vexame do São Paulo pode ser medido pelos números do Botafogo, que havia vencido apenas uma partida nas últimas 23 -- com quatro empates e 18 derrotas. Depois de chute de Reinaldo, no início do jogo, o Tricolor nada mais produziu. E viu, aos 29 minutos, o contra-ataque que terminou com a expulsão de Reinaldo. Warley foi lançado em velocidade, ganhou na corrida e foi derrubado antes de entrar na área. O árbitro Bráulio da Silva Machado considerou que havia chance real de gol, pois o atacante entrava livre, e mostrou vermelho ao são-paulino.

Após 10 minutos de pressão do Botafogo, explorando o buraco deixado por Reinaldo (Sara foi deslocado para a lateral, mas não se achou), o interino Marcos Vizolli decidiu colocar Léo no lugar de Toró para recompor o setor. Mas o sufoco continuou até que o Botafogo acertasse o alvo. Aos 12’, Warley cruzou para Matheus Babi, que ganhou pelo alto de Arboleda e cabeceou sem defesa para Tiago Volpi.

Aos 35, o juiz marcou um pênalti inexistente de David Sousa em Galeano -- considerou que o zagueiro empurrou o atacante, o que não ocorreu. Após muita reclamação e confusão, a decisão foi mantida (Bráulio Machado não reviu as imagens), Luciano bateu, mas o goleiro Diego Loureiro voou no canto esquerdo e espalmou.

O São Paulo desanimou. E não teve mais forças. O Botafogo controlou o restante da partida. E mereceu vencer. (Almir Leite - Estadão Conteúdo)

BOTAFOGO 1 x 0 SÃO PAULO

Botafogo - Diego Loureiro; Kevin, Marcelo Benevenuto, David Sousa e Hugo; Luiz Otávio (Barrandeguy), Kayque (Mateus Baby) , Warley (Davi Araújo), Bruno Nazario (Cesinha) e Ênio; Rafael Navarro (Mateus Nascimento). Técnico: Lúcio Flávio

São Paulo - Tiago Volpi; Juanfran (Igor Vinícius), Arboleda, Bruno Alves (Hernanes) e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê, Igor Gomes (Rojas) e Gabriel Sara (Galeano); Luciano e Toró (Léo). Técnico: Marcos Vizolli (interino)

Gol - Matheus Babi, aos 12 minutos do 2º tempo

Cartões amarelos - Rafael Navarro, Luiz Otávio, Igor Gomes, Bruno Alves, Pablo, Marcos Vizolli, Rafael Navarro, Hernanes e Léo

Cartão vermelho - Reinaldo

Árbitro - Bráulio da Silva Machado (SC)

Local - Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)