Falha técnica afeta serviços da Google no mundo

Por

O Youtube foi um dos produtos do Google que apresentaram problemas. Crédito da foto: Divulgação

Uma interrupção em massa afetou nesta segunda-feira (14), por pouco menos de uma hora, os serviços da Google como  o Gmail e o YouTube em todo o mundo.

"Às 03:47 na costa oeste dos Estados Unidos (08h47 em Brasília), a Google enfrentou uma falha em seu sistema de identificação e autentificação por aproximadamente 45 minutos devido a um problema de cota no armazenamento interno", disse um porta-voz do grupo em uma mensagem transmitida à AFP.

"Os serviços que exigem identificação aos usuários para se conectar apresentaram altos índices de erro durante esse período", acrescentou.

O problema com o sistema de autentificação foi resolvido às 04:32 (09h32 em Brasília) e todos os serviços voltaram à normalidade. "Pedimos desculpas a todos os que foram afetados e realizaremos um monitoramento exaustivo para garantir que este problema não se repita no futuro", disse o porta-voz.

A falha técnica começou a ser apontada por usuários de várias grandes regiões por volta das 08h50 (Brasília), segundo o site especializado Downdetector, enquanto as mensagens com a hashtag #GoogleDown (#GoogleCaiu) se multiplicavam nas redes sociais, principalmente no Twitter.

Dependência dos serviços online

Essa queda, entretanto, não pareceu total, já que algumas pessoas conseguiam acessar certos serviços da Google, inclusive no momento mais crítico da falha. Além de seu conhecido motor de buscas, a Google oferece uma variedade de funções, que vão desde a troca de mensagens até a troca de vídeos, passando por mapas, armazenamento de fotos ou documentos e até mesmo jogos.

Já onipresentes, essas ferramentas ganharam um peso maior na vida das pessoas desde o início da pandemia de coronavírus. Muitos trabalhadores de todo o mundo passaram à modalidade do teletrabalho para evitar a propagação da covid-19, assim como boa parte dos estudantes passaram a ter aulas online. Todos tornaram-se particularmente dependentes do bom desempenho dos serviços online e qualquer interrupção pode afetar o trabalho, impedir reuniões, atrasar as tarefas em desenvolvimento.

Essas falhas e interrupções dos serviços online, no entanto, não são incomuns. A Amazon Web Services (AWS), filial da Amazon especializada na nuvem para empresas e particulares, teve uma falha técnica significativa em novembro.

Apesar de ter durado somente uma hora, a imprensa americana disse que afetou o metrô de Nova York, o serviço de transmissão de televisão Roku e os jornais The Wall Street Journal e The Washington Post. (Juliette Michel/AFP)