Raio provoca a morte de cinco pessoas em praia de Cuba
As vítimas estavam em uma praia de Cuba, no oeste do país, de acordo com as autoridades. Os mortos são dois adultos e três crianças, todos de nacionalidade cubana.
Os cinco mortos estavam na praia La Puntilla de Santa Cruz del Norte, na província de Mayabeque. O local fica a 44 quilômetros ao leste de Havana, um lugar de veraneio de cidadãos locais.
Segundo informações de autoridades locais, outro menor ficou ferido e se recupera no hospital. O incidente ocorreu na quinta-feira (15) à tarde.
Debaixo de uma árvore
Depois do raio, o grupo foi encontrado debaixo de uma árvore, onde buscou proteção durante a tempestade. A princípio, esse teria sido o ponto atingido pela descarga elétrica.
“O maior perigo [de receber uma descarga] é quando a tormenta está começando, ou se aproximando. Tem que sair da água, sair de perto das árvores e se afastar de lugares por onde as descargas possam entrar”, disse o meteorologista Miguel Angel Hernández. Cuba é um dos territórios mais afetados por raios no mundo. Isso ocorre devido à forte atividade elétrica durante as tormentas, segundo as próprias autoridades.
As tempestades atingem com maior intensidade o oeste da ilha, que inclui Havana. Isso durante os períodos de chuva que vão de maio a outubro. (AFP)
[irp posts="152901" ]