Israel ataca prédio em Gaza
Um ataque aéreo israelense destruiu ontem (15) um prédio na Cidade de Gaza que abrigava escritórios da agência de notícias Associated Press, da emissora Al Jazeera e apartamentos residenciais. O Exército de Israel alertou sobre o ataque com uma hora de antecedência e ordenou que o prédio fosse isolado. O prédio de 12 andares desabou.
A investida aconteceu horas depois que outro ataque aéreo israelense a um campo de refugiados na Cidade de Gaza matou pelo menos 10 palestinos da mesma família, sendo oito crianças, segundo o grupo militante Hamas. Na véspera (14) houve protestos palestinos na Cisjordânia, onde as forças israelenses atiraram e mataram 11 pessoas.
O ataque ao prédio que abriga os escritórios de veículos de imprensa ocorreu à tarde. O dono do imóvel recebeu um telefonema do Exército israelense avisando que o local era alvo da artilharia. A Al-Jazeera, a rede de notícias financiada pelo governo do Catar, transmitiu os ataques aéreos ao vivo enquanto o prédio desabava. “A Al-Jazeera não será silenciada”, disse uma apresentadora no ar. “Isso nós podemos garantir.”
A agência de notícias americana AP declarou estar “chocada e horrorizada”. “Trata-se de um acontecimento incrivelmente perturbador. Nós evitamos por pouco uma terrível perda de vidas”, disse o chefe da agência, Gary Pruitt, em nota. “O mundo ficará menos informado sobre o que está acontecendo em Gaza por causa do que aconteceu hoje”, acrescentou. (Estadão Conteúdo)