Brasil registra 1.764 mortes por Covid em 24 horas
O Brasil registrou ontem 1.764 novas mortes pela Covid-19. A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 1.920, com uma pequena queda em relação ao dia anterior, quando marcou 1.963. Mas a subida nos números na última semana está gerando apreensão.
Especialistas já vinham alertando que o pico da pandemia de Covid-19 ainda não tinha passado no Brasil, mas em muitos lugares optou-se pela flexibilização das regras de isolamento social.
A média móvel de óbitos estava em 1.910 no sábado anterior, mas durante a semana foi subindo e voltou a se aproximar da marca de 2 mil mortes. Já a média móvel de casos, na mesma data, estava em 62.855, mas desde então cresceu até chegar a quase 65 mil casos. Ainda não dá para saber se isso é reflexo da flexibilização das medidas restritivas em muitos lugares ou por causa de recentes aglomerações pelo feriado do Dia do Trabalho ou pelo Dia das Mães.
Um dado que deixa o alerta ligado é que a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid cresceu 7,5% desde o final de abril na rede hospitalar privada do Estado de São Paulo. (Estadão Conteúdo)