Estados vão receber mais 5,9 mi de doses
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começaria a disponibilizar ontem (29) mais 5,9 milhões de doses da vacina Oxford/Astrazeneca produzidas por ela ao Ministério da Saúde. O quantitativo será distribuído aos estados. O envio deve ocorrer pelos próximos dias.
As doses serão entregues ao centro de distribuição do Ministério, na cidade de Guarulhos. O estado do Rio de Janeiro receberá diretamente seu lote, uma vez que a sede da unidade de fabricação da Fiocruz fica na capital fluminense.
Com essas 5,9 milhões, serão 46 milhões de doses de vacinas entregues pelo consórcio. A previsão é que até o início de julho a Fundação Oswaldo Cruz entregue mais 16 milhões de doses, totalizando 62 milhões.
O Plano Nacional de Operacionalização da Imunização Contra a Covid-19 foi atualizado, conforme anúncio do Ministério da Saúde de sexta-feira. Com o fim da imunização das pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência, será a vez dos profissionais da saúde receberem as vacinas.
Contra fraudes
Por sugestão do Ministério Público, a Prefeitura de São Paulo começa na segunda-feira (31) a reter atestados e receitas médicas das pessoas que declararem comorbidades para tomar a vacina contra a Covid-19. A retenção desses documentos, que vai funcionar por amostragem, visa evitar fraudes. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)