Chuvas em MG causam mais 10 mortes; total já é de 19
Em 24 horas, deslizamentos e enchentes dobraram número de vítimas
A Defesa Civil de Minas Gerais registrou, em apenas 24 horas, mais dez mortes em decorrência das chuvas que atingem o Estado. No total, 19 morreram em deslizamentos e enchentes desde o início do período chuvoso. Pelo menos três vítimas são crianças. A previsão para o Estado ainda é de chuvas intensas nos próximos dias. Moradores temem o rompimento de barragens e bombeiros fazem alertas para que pessoas em área de risco deixem suas casas.
Entre as 19 mortes registradas em Minas, cinco foram contabilizadas na noite de segunda-feira (10), depois que um carro foi encontrado soterrado em Brumadinho, na região metropolitana. O veículo pertencia a uma família que viajava de Paula Cândido, no interior, em direção ao Aeroporto de Confins. Três adultos e duas crianças não resistiram.
Na madrugada de segunda-feira, o desabamento do muro de uma casa deixou uma criança de 10 anos soterrada em São Gonçalo do Rio Abaixo. Em Ervália, também no interior mineiro, um deslizamento de terra atrás de um bar causou a morte de um jovem de 20 anos.
Já em Caratinga, um veículo foi arrastado pela enchente quando tentava atravessar uma ponte sobre um rio -- uma pessoa conseguiu nadar até a margem, mas o motorista do veículo, de 41 anos, não resistiu. Na mesma cidade, foi registrada a morte de um homem de 28 anos, vítima de um deslizamento de encosta.
No total, 145 municípios estão em situação de emergência e 13,7 mil pessoas estão desalojadas. Alertas sobre a possibilidade de rompimento de uma barragem tiraram famílias de suas casas em Pará de Minas, a 85 quilômetros de Belo Horizonte, e municípios próximos. No sábado, o transbordamento de um dique em Nova Lima, na região metropolitana, desalojou famílias e causou a interdição da BR 040, que liga Belo Horizonte ao Rio.
Barragens
O governo de Minas Gerais, em conjunto com o Ministério Público Federal e Estadual, solicitou a todas as mineradoras que operam barragens em situação de risco no Estado a apresentarem informações adicionais de segurança. No total, 31 unidades apresentam alguma situação de risco na região. As informações foram fornecidas pelo governador mineiro, Romeu Zema (Novo), em entrevista à CNN.
Zema afirmou ainda que o governo estadual tem monitorado constantemente a situação das barragens. Mas a força das chuvas nos últimos dias criou a necessidade de solicitar maiores informações. (Estadão Conteúdo)