Deputados querem cassar Arthur do Val

Por Cruzeiro do Sul

Faixa na entrada da Assembleia Legislativa de SP.

O Podemos iniciou ontem um processo interno que pode resultar na expulsão do deputado estadual Arthur do Val (SP), conhecido como Mamãe Falei, por declarações consideradas depreciativas às mulheres ucranianas. O parlamentar também enfrenta pressão na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ao menos 37 deputados assinaram representações no Conselho de Ética da Casa pedindo a cassação do mandato.

Além disso, duas organizações da sociedade civil pediram a cassação do deputado: o Movimento Contra a Corrupção Eleitoral e a Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). Procurado, Arthur do Val não havia se manifestado até a conclusão desta edição.

A Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil realizou na tarde de ontem (7) a “Marcha contra a Misoginia”, em frente ao Monumento às Bandeiras, próximo à Assembleia Legislativa de São Paulo, em um protesto contra as declarações do deputado.

Após o ato, a entidade protocolou uma representação contra o parlamentar, com mais um pedido de cassação de seu mandato. A solicitação da OAB-SP conta com o apoio de todas as deputadas paulistas, subscreveram o documento.

Em nota a respeito das declarações de Arthur Do Val, o Movimento Brasil Livre (MBL) disse repudiar o teor das falas do deputado, mas reforçou que o objetivo da viagem do deputado à Ucrânia, segundo o grupo, foi arrecadar dinheiro para os refugiados. (Estadão Conteúdo)