Petrópolis vive em alerta por causa das chuvas

Por Cruzeiro do Sul

A Defesa Civil acionou sirenes para alertar a população local sobre a possibilidade de temporal em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, na madrugada de ontem. Havia nebulosidade e possibilidade de chuva. A Defesa Civil orientou os moradores para que fiquem atentos aos avisos que podem ser emitidos. A cidade está em regime de alerta máximo.

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro encontrou na manhã de ontem o corpo da última vítima que estava desaparecida na comunidade de Ponta Negra, no município de Paraty, na Costa Verde fluminense, após os fortes temporais que atingiram a região há oito dias. De acordo com a corporação e a prefeitura da cidade, o corpo é da menina Yasmin, de 8 anos, vítima de um deslizamento de terra na comunidade caiçara da Ponta Negra.

O secretário de Estado de Defesa Civil, Leandro Monteiro, anunciou pelas suas redes sociais, o fim das buscas por desaparecidos na cidade.

Yasmim foi a sétima integrante de uma família vítima dos deslizamentos em Paraty. As vítimas foram a mãe Lucimar e seis filhos: João, de 2 anos; Estevão, de 5; Yasmim, de 8; Jasmin, de 10; Luciano, de 15 e Lucimara, de 17. Um sétimo filho foi resgatado com vida e está hospitalizado.

Os temporais que atingiram o Rio de Janeiro provocaram deslizamentos de terra que deixaram pelo menos 16 mortos no Estado, incluindo crianças e adolescentes. Entre as áreas mais atingidas, estão Angra dos Reis e Paraty.

Neste ano, as chuvas em Petrópolis, na região serrana do Estado, já haviam causado mais de 240 óbitos entre fevereiro e março. O Corpo de Bombeiros informou ainda que os trabalhos de busca por três pessoas desaparecidas em Itaguaçu, no município de Ilha Grande, continuam. A equipe atua com auxílio de cães farejadores, aeronaves, drones, retroescavadeiras e embarcações na operação.

Pelo menos uma pessoa morreu em Petrópolis após ter contraído leptospirose, doença transmitida pela urina de animais. Desde o início do ano 19 casos da doença foram registrados no município. (Estadão Conteúdo)