TSE fecha cadastro e comemora alistamento alto para as Eleições 2022

Nos últimos 31 dias, foram registrados 8.951.527 pedidos relativos ao título de eleitor

Por Cruzeiro do Sul

TSE fecha cadastro e comemora alistamento alto para as Eleições 2022

A mobilização de artistas e políticos para estimular os jovens a emitirem o título de eleitor deu resultado: entre janeiro e abril deste ano, o País ganhou mais de 2 milhões de eleitores com idades entre 16 e 18 anos. Os dados parciais foram divulgados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, em sessão de ontem (5). Segundo o ministro, o número de novos votantes nessa faixa etária cresceu 47,2% em relação ao mesmo período de 2018 e mais de 57% em comparação aos quatro primeiros meses de 2014.

“A juventude brasileira foi convocada a participar das eleições em outubro e a resposta foi impressionante. Bom lembrar que a Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Desta vez, o que vimos foi a sociedade brasileira mobilizada pela democracia”, disse o presidente do TSE.

A campanha para emissão de títulos ganhou a adesão da cantora Anitta e do ator americano Leonardo DiCaprio, entre outros artistas. “A população respondeu ao chamado da Justiça Eleitoral, que não medirá esforços para realizar eleições limpas, transparentes, com paz e segurança”, declarou o ministro.

Segundo Fachin, somente em março foram registrados mais de 522 mil novos eleitores entre 16 e 18 anos. Já em abril, o número saltou para 991 mil jovens com o primeiro título de eleitor, o que representa um crescimento de 89,7% em relação ao mês anterior. Nos últimos meses, o TSE veiculou a campanha “Rolê das Eleições”, com o objetivo de atrair o voto jovem por meio de parcerias com times de futebol, instituições da sociedade civil e influenciadores digitais.

Estrelas internacionais

Além do movimento coordenado pela Justiça Eleitoral, organizações como a Girl UP aderiram à campanha com estratégia de comunicação própria, buscando traduzir a importância do voto numa linguagem descontraída, focada nos adolescentes.

Artistas também se engajaram espontaneamente na mobilização, a exemplo dos atores Mark Ruffallo (o “Hulk” dos cinemas) e Mark Hamill (o “Luke Skywalker”, de Star Wars), além de Anitta e DiCaprio, entre outros. “Vimos, como há muito não se via, um país unido pelo bem e fortalecimento da democracia”, disse Fachin.

A campanha pela regularização do título de eleitor rendeu resultados positivos também nas demais faixas etárias. No último mês, foram registrados mais de 8,9 milhões de pedidos de emissão de títulos e regularização da situação eleitoral. (Estadão Conteúdo)