Candidatos à Presidência da República disputaram votos em Salvador
Bolsonaro, Lula, Tebet e Ciro visitaram, ontem, a capital da Bahia
Os quatro pré-candidatos à Presidência da República mais bem posicionados nas pesquisas decidiram participar de eventos, ontem (2), em Salvador. Além de Bolsonaro, estiveram na capital da Bahia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB).
No 2 de julho é comemorada a Independência da Bahia, data tradicional do estado, que se refere à expulsão dos portugueses no fim do período colonial.
Bolsonaro falou para os apoiadores de um carro de som e depois participou de uma motociata. O presidente afirmou, durante o discurso, que governadores serão obrigados por lei federal a baixar o ICMS dos combustíveis.
A fala foi um recado sobretudo aos governadores da região Nordeste, que ingressaram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a legislação que limita ao máximo de 17% e 18% a alíquota do tributo cobrada sobre os combustíveis.
‘Orientamos que vem luta ainda. Governadores do Nordeste que entraram na Justiça contra o reajuste dos combustíveis, mas pode ter certeza que o preço aqui vai baixar porque é lei federal e o governador tem que cumprir‘, disse Bolsonaro. Ele ainda garantiu que o ‘preço do combustível vai diminuir em todo o Brasil‘.
Bolsonaro provocou o governador da Bahia, Rui Costa (PT), ao falar sobre o ICMS. ‘Ninguém manda na Bahia. Quem manda na Bahia é seu povo‘, disse.
Mais cedo, o presidente classificou como inadmissível a ofensiva judicial dos governadores contra o teto do ICMS. Onze Estados e o Distrito Federal protocolaram no STF uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) com pedido de liminar contra a lei aprovada pelo Congresso que considera combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte público bens essenciais, limitando a cobrança do tributo a um máximo entre 17% e 18%.
A apoiadores, o chefe do Executivo voltou a falar em luta do ‘bem contra o mal‘ nas eleições deste ano. ‘Nós sabemos contra quem e contra o que nós lutamos. O bem vencerá.‘
O presidente ainda disse que os indicadores apontam para o potencial de recuperação da economia, combalida pela pandemia.
‘Estamos há três anos e meio no governo. Vocês sabem o que todos nós passamos recentemente, com essa pandemia que ceifou muitas vidas. Vocês sabem também que nós não paramos. Nós fizemos todo o possível para que a economia não parasse e o Brasil despontasse. Os números da economia vem mostrando qual é o nosso potencial.‘
Bolsonaro também voltou a prometer que vai zerar as taxas de pedágio para motociclistas.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também esteve em Salvador. Ele participou de um evento junto com o governador do Estado e depois discursou para militantes.
Lula disse ter certeza de que as Forças Armadas ‘estarão do lado do povo‘, afirmou que é preciso superar o autoritarismo e declarou, em referência à eleição de outubro, que o País não vai tolerar ‘ameaças‘ ou ‘tutela‘ sobre as instituições que representam o voto popular.
A passagem de Lula por Salvador gerou rebuliço nas redes sociais. A campanha de Lula publicou uma foto da participação dele junto a um grande público no perfil oficial do ex-presidente. Jornalistas de vários órgãos de imprensa detectaram a manipulação da imagem. Várias pessoas apareciam diversas vezes na mesma fotografia. O assunto virou piada e muita gente pediu que o TSE investigue o fato como ‘Fakenews‘. A coordenação de campanha de Lula reconheceu o erro e disse que foi uma falha acidental no efeito panorâmico da câmera.
Os pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) se encontraram na caminhada da festa da Independência da Bahia. Ambos marcaram presença na tradicional Caminhada do Largo da Lapinha, no Bairro da Liberdade, em Salvador, e exaltaram a democracia. Tiraram fotos juntos e compartilharam em redes sociais. (Da Redação com informações de Estadão Conteúdo)