Obras encontram vestígios de quilombo na capital paulista

Por Cruzeiro do Sul

O sítio arqueológico fica entre as ruas Dr. Lourenço Granato e Manoel Dutra, perto da praça 14 Bis.

Um sítio histórico foi encontrado na área da futura estação 14 Bis, no Bexiga, na região central da capital paulista, durante as atividades de monitoramento arqueológico das obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. O local fica às margens do córrego Saracura (afluente hoje canalizado do rio Anhangabaú), que, no século 19, abrigou quilombolas em seu entorno.

Com a descoberta, o movimento negro e moradores organizaram uma mobilização que reivindica a criação de um memorial educativo permanente no local. Pede também a mudança do nome da futura estação para “Saracura Vai-Vai”.

“É o primeiro registro do Quilombo Saracura em documentação escrita oficial”, conta o historiador e arqueólogo Alessandro Luís Lopes de Lima. No início do século 20, de acordo com publicação do jornal Correio Paulistano, de 3 de outubro de 1907, a região da Saracura era conhecida como a “Pequena África”.

O sítio arqueológico Saracura/14 Bis foi cadastrado em abril deste ano no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O cadastro foi feito pela A Lasca -- empresa contratada pela concessionária Linha Universidade para fazer o monitoramento arqueológico das obras da Linha 6-Laranja do Metrô

O sítio fica entre as ruas Dr. Lourenço Granato e Manoel Dutra e sua intersecção com a praça 14 Bis. Inicialmente, foram encontrados objetos característicos de áreas de descarte, como garrafas e louças. Esses materiais datam do do do século 19 até metade do 20. (Estadão Conteúdo)